A professora Débora Zanini ofereceu o minicurso “O uso das redes sociais como fonte de pesquisa na Ciência Política” na Unicamp nos últimos dias 29 e 30 de abril. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC), a atividade de 7 horas buscou introduzir a participantes do grupo e demais interessados a particularidades e técnicas de coleta de dados nas mídias sociais.

Curso IBPAD Debora Zanini - Netlytic
Professora Débora Zanini apresenta a ferramenta Netlytic aos alunos

 
O módulo 1 do curso tratou das mídias sociais mais utilizadas no país; seu público; comportamento de interação e troca de informações entre os usuários; dados disponíveis para coleta (scraping ou API); e exemplos de estudos na área política que usam dados de mídias sociais como base. O módulo 2 focou em ferramentas disponíveis para coleta de dados (especialmente gratuitas e criadas na academia como a Netlytic) e metodologias de busca (buscas booleanas e construção de queries) e de estruturação de dados. Algumas das telas da aula:
Minicurso IBPAD - Coleta de Dados - Unicamp - capa
Minicurso IBPAD - Coleta de Dados - Unicamp - dados YouTube
Minicurso IBPAD - Coleta de Dados - Unicamp - redes e complexidade
O IBPAD tem como objetivo estreitar os laços com universidades, pós-graduações e grupos de pesquisa em áreas correlatas. Caso sua instituição possua interesse, só entrar em contato conosco. A próxima atividade em universidades será o workshop “Monitoramento e Coleta de Dados em Mídias Sociais para Pesquisa Acadêmia”, realizada por Tarcízio Silva na Jornada Internacional Geminis em 17 de maio.