Antes de começar a falar na inovação textual do ChatGPT, precisamos entender o que significa GPT (Generative Pretrained Transformer).
GPT é um modelo de linguagem com base em redes neurais, que prevê a possibilidade de que uma frase exista para criar textos coerentes e com sentido. Atualmente, a versão difundida é a GPT-3, que possui uma base com 175 bilhões de parâmetros, contra apenas 1.5 bilhão da versão anterior. Isso já demonstra o quão robusta é essa versão.
O que é o ChatGPT?
“ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural baseada em deep learning, especificamente no modelo GPT (Generative Pretrained Transformer) desenvolvido pela OpenAI. Ele é treinado para produzir texto coerente e natural a partir de uma variedade de tópicos e contextos. ChatGPT pode ser usado em uma variedade de aplicações, como geração de texto, tradução automática, roteiro de escrita, entre outros. Ele consegue entender o contexto e responder perguntas de forma natural, tornando-o uma ferramenta muito poderosa e útil para muitas áreas.”
O parágrafo acima, explicando o que é o ChatGPT foi escrito automaticamente respondendo a um simples comando “escreva uma explicação rápida sobre o que é o ChatGPT”. Isso já demonstra a robustez da ferramenta e como os textos escritos são de fácil compreensão.
Como a própria inteligência artificial aponta, a principal inovação trazida pelo ChatGPT é a “capacidade de gerar texto de forma autônoma e muito semelhante a um ser humano”, além de ser “capaz de desempenhar várias tarefas relacionadas a linguagem”.
Ferramentas como Github e Duolingo já utilizam a inteligência artificial da OpenAI para aprimorar seus produtos.
Oportunidades e Implicações do uso do ChatGPT
Toda essa inovação das inteligências artificiais trazem prós e contras, abaixo listamos algumas oportunidades e implicações básicas do seu uso.
Oportunidades:
- É possível ter respostas mais “humanizadas” que os chatbots para atendimento ao consumidor;
- Possibilidade de automação de revisão de texto e escrita;
- Auxílio na educação.
Implicações:
- O site apresenta instabilidade devido o volume de acesso;
- Falta de dados históricos ou desatualizados;
- Profissionais questionam se o uso de inteligência artificial criaria pretexto para demissões de trabalhadores humanos.
Usos e aplicações
A OpenAI fornece a API do ChatGPT para usos diversos para além de “perguntas e respostas”. Abaixo listamos algumas aplicações possíveis apresentadas na plataforma. Para ter outros exemplos de uso, acesse OpenAI Exemples.
Tradução do conhecimento
Pode ser utilizado para explicar trechos de códigos de programação e criar comandos a partir de textos. Também é possível “traduzir” uma linha de código de uma linguagem para outra.
Criação de textos criativos
Possibilita a criação de textos para resenhas de estabelecimentos, escreve textos para anúncios e também publicações para redes sociais. Basta delimitar quais parâmetros o texto deve conter.
Criação de tabelas modelo
Criação de planilha de dados não estruturados a partir de um texto, é necessário apontar os delimitadores que a planilha deve conter, como “gênero/idade”. Também é possível criar planilhas automáticas com listas aleatórias “10 frutas e suas cores”.