Para contribuir com as discussões a respeito dos desafios e novas tendências para a Pesquisa na Academia e no Mercado brasileiros, o IBPAD está disponibilizando um conjunto de entrevistas realizadas com profissionais e cientistas renomados de diversas áreas, todos eles ligados à construção de conhecimento por meio da Análise de Dados. Todo o conteúdo pode ser acessado de forma gratuita.
Uma das entrevistas realizadas foi com a Janna Joceli, investigadora doutoranda em Medias Digitais pelo programa UT Austin/Portugal na Universidade Nova de Lisboa, e coordenadora do grupo SMART (Social Media Research Techniques) no iNOVA Media Lab.
Dentre a sua trajetória profissional Janna tem se dedicado aos estudos das plataformas de redes sociais e métodos digitais. Tem particular interesse no estudo da tecnicidade das plataformas de redes sociais, platform studies, e métodos digitais. Seu objetivo é perceber e identificar limitações, possibilidades e capacidades analíticas para investigação digital.
Na entrevista, a investigadora descreve o que é Data Sprint, suas percepções e sugestões desse formato para a colaboração científica; menciona o case da investigação sobre o Zika Vírus no Brasil; e ainda pontua o papel fundamental que as APIs possuem na busca e coleta de dados para temas de pesquisa, principalmente pela possibilidade de analisar a potencialidade de conteúdos e atores.
Confira esse e outros materiais publicados gratuitamente em nosso site.
Para conferir mais informações sobre Janna Joceli, confira: Site: The Social Platforms; Twitter: @JannaJoceli; Artigos Acadêmicos e apresentações no SlideShare.
Referências citadas:
Visualising Hashtag Engagement
Studying Platform Visual Vernacular using Digital Methods
Political Memes in Globalised World – Does Love Wins?
Situating code sharing platforms in the journalism ecology
Victim Voice. Comparative Cases
Richard Rogers
DMI – Digital Methods Initiative
Publicações relacionadas:
As gramáticas da mídia social: pensando dados de plataforma a partir dos modos de tecnicidade – #Smartdatasprint
Livro gratuito reúne estudos sobre cultura e sociedade “dataficada”
Como conectar a pesquisa com o consumidor cada vez mais digital?