Análise de dados é uma metodologia para examinar e transformar dados em informação útil. 

Através dela podemos coletar, limpar, organizar e transformar dados, assim como desenvolver visualização e apresentação dos resultados. A análise de dados pode ser usada para responder a perguntas específicas, tomar decisões informadas e descobrir padrões e tendências ocultas nos dados.

Existem vários tipos de análise de dados. São elas:

  1. Análise descritiva: Resume e descreve as principais tendências e padrões, de acordo com dados. 
  2. Análise confirmatória: Realiza testagem de hipóteses específicas sobre o dados. 
  3. Análise exploratória: busca descobrir padrões e relações nos dados.
  4. Análise de predição: Prever o valor de uma variável a partir do valor de outras variáveis.
  5. Análise de causalidade: tenta determinar se uma variável causa outra.
  6. Análise de sentimento: tenta avaliar o sentimento ou opinião de um conjunto de dados, como um conjunto de comentários de redes sociais.

O que é análise de dados descritiva?

Análise descritiva é uma técnica de análise de dados que resume os dados e descreve as principais tendências e padrões nos dados. É comum ser utilizada para entender o que os dados representam, como eles estão distribuídos e também pode ser aplicada em métricas como a média, mediana, moda e desvio padrão, assim como gráficos e tabelas para visualizar os dados. 

A análise descritiva difere da análise confirmatória, confira análise confirmatória abaixo.

O que é análise de dados confirmatória?

Análise confirmatória é uma técnica de análise de dados que testa uma hipótese específica sobre os dados. 

A hipótese é uma suposição ou teoria sobre o comportamento, ou relação entre as variáveis nos dados. Esse tipo de análise vai ser usada para verificar se a hipótese é verdadeira ou falsa, usando técnicas estatísticas para avaliar a força da evidência. Ela se difere da análise exploratória, que busca descobrir padrões e relações nos dados.

O que é análise de dados exploratória?

Análise exploratória é uma técnica para descobrir padrões e relações nos dados. 

É bastante utilizada no início de um projeto de análise de dados para entender melhor os dados e identificar possíveis hipóteses a serem testadas. Esse tipo de análise permite incluir a visualização dos dados em gráficos e tabelas, a realização de cálculos estatísticos básicos e o teste de hipóteses informais. 

O que é análise de dados predição?

Análise de predição é uma técnica de análise de dados que tenta prever o valor de uma variável a partir do valor de outras variáveis. 

Por exemplo, um modelo de predição de vendas pode ser aplicada para prever o volume de vendas de um produto em uma determinada época do ano a partir de fatores como o preço do produto, a localização da loja e o clima. 

Ela é frequentemente usada em campos como a economia, finanças e no marketing para ajudar a tomar decisões importantes. A análise de predição difere da análise de causalidade, que determinar se uma variável causa outra.

O que é análise de dados por causalidade?

Análise de causalidade é o estudo da relação entre duas ou mais variáveis, visando determinar se uma variável causa outra. 

Uma pesquisa utilizando essa técnica pode determinar se o aumento da exposição a anúncios de televisão causa um aumento nas vendas de um produto. Os setores que frequentemente usam são ciência da saúde, a psicologia e a economia. 

Ela se difere da análise de predição, que tenta prever o valor de uma variável a partir do valor de outras variáveis, o seu objetivo é apresentar dados que podem influenciar o comportamento ou o resultado de um evento. 

O que é análise de dados por sentimento?

Análise de sentimento é o processo de avaliar o sentimento ou opinião de um conjunto de dados, como um conjunto de comentários de redes sociais ou um conjunto de avaliações de produtos.

 A análise de sentimento pode ser usada para entender como os consumidores se sentem em relação a um produto ou serviço, ou para avaliar a reação de um público a um evento ou notícia. A análise de sentimento pode ser feita manualmente por humanos, ou pode ser automatizada usando técnicas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. A análise de sentimento difere da análise de texto, que busca extrair informações específicas de um conjunto de documentos ou textos.

Gostou desse conteúdo e quer aprender como coletar e analisar dados importantes, aplicando a técnica corretamente? Confira aqui nosso curso de Estatística para Análise de Dados.