Para muitos CEOs e gerentes de negócios, a tal da análise de dados tende a ser um mistério, principalmente se a empresa for mais nova ou mais lenta em adotar metodologias de análise. Se você já ouviu ou percebeu que deveria pensar um pouco mais sobre estratégias através de dados, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você.
Examinaremos um pouco a definição de análise de dados da perspectiva dos negócios e, mais importante, o por quê é tão eficaz para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos.
A evolução
A análise de dados é um processo no qual você coleta dados e fatos subjacentes e apresenta essas informações no modelo de consumo mais rápido possível. Então, o que isso significa exatamente? No bom e velho português, o processo de análise converte dados em informações úteis que permitem obter informações importantes e tomar medidas decisórias.
Em suma, esse tipo análise faz para empresas modernas o que os empreendedores mais experientes faziam manualmente ou mesmo intuitivamente sem um processo formal. Por exemplo, os donos bem-sucedidos de lojas de pequenas cidades do Século XIX precisavam viver e respirar seus negócios. “Bem-sucedido” é a palavra-chave aqui, porque, sem entender as minúcias do negócio, seus negócios rapidamente faliam.
Esses empresários que se adequavam aos dados, não apenas sabiam exatamente o que os clientes queriam e como exibir esses itens em suas lojas, como também descobriram o horário ideal das lojas e como atender para obter o melhor retorno financeiro. Eles sabiam onde colocar suas lojas para gerar o maior tráfego de pessoas e o que estava acontecendo na vida de seus clientes que poderia afetar as vendas, como nascimentos e casamentos.
Tudo isso mudou após a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento de lojas de grande porte. Esse novo tipo de estabelecimento de varejo descartou a apresentação, o atendimento personalizado e, frequentemente, a qualidade. A ideia era simplesmente oferecer aos consumidores o maior número de opções sob o mesmo teto, normalmente a um preço competitivo.
No final do século 20, no entanto, alguns varejistas que queriam competir com as maiores empresas como Sears e Walmart entendiam que, analisando informações e aproveitando as oportunidades divinas, podiam obter uma melhor compreensão do mercado. A personalização passou por um renascimento, e o mundo do varejo testemunhou o nascimento da análise, que foi rapidamente adotada por outros negócios, como política, imóveis e mídia.
Os Benefícios dos Dados
Você deve estar se perguntando o por quê de algo que os varejistas estavam fazendo nos anos 1800 ser uma novidade hoje. Para compreender todos os benefícios da análise de dados para empresas modernas, é preciso lembrar que grande revolução ocorreu no século XX: o advento da tecnologia da computação.
O avanço tecnológico permitiu que as empresas tornem a análise de dados escalável de maneiras nunca antes imagináveis. Imagine tentar executar essas análises antigas da loja em sua cabeça em 1.000 pontos de venda. Impossível, certo?
Mas a ciência da computação de hoje permite inserir ou até coletar automaticamente quantidades loucas de dados brutos, para que você possa manipulá-los e, esperançosamente, usá-los para obter informações que você pode usar para atingir as metas de negócios, geralmente aumentando a receita.
Como exemplo, você pode coletar informações demográficas sobre a idade dos compradores em todos os seus diversos pontos de venda, permitindo colocar mercadorias apropriadas para a idade nas lojas certas ou abrir novos pontos de venda nos bairros mais rentáveis. O que levaria meses ou mais para ser feito manualmente, os sistemas de computador podem fazer em um instante.
Agora, houve um tempo no início da história da análise em que alguns adotantes foram pegos na coleta e análise de muitos dados sem nenhum objetivo específico por trás deles. Isso ainda é um perigo recorrente para algumas empresas que não possuem um roteiro desenhado para o programa de análise. Só porque você pode não significa que deveria, como diz o ditado.
A beleza da análise de dados brilha quando você decide primeiro o que precisa saber e como essas informações aumentarão seus negócios. Qualquer pessoa pode coletar grandes quantidades de dados atualmente; o que você faz com isso é o que separa as principais empresas das demais.
Além de remover a barreira do trabalho por trás de insights que mudam o jogo, a análise moderna traz benefícios adicionais. Para começar, é uma ferramenta incrivelmente confiável para prever comportamentos. Embora não haja garantia de 100%, a análise pode chegar perto de prever o que os clientes farão, para que você possa planejar sua próxima ação.
Devido à capacidade de processar enormes quantidades de dados, você pode obter a granularidade que desejar. Imagine que você está vendo o recibo de uma caixa de uma transação recente do cliente. Não apenas você pode ver o que eles compraram e quando, mas também se eles usaram cupons ou pagaram com cartão de crédito – todos os fatores que podem influenciar empreendimentos futuros de sua parte para fazer com que gastem mais.
Às vezes, surpresas aleatórias surgem quando você olha para padrões de dados ou informações de grupo. Mas, como mencionado anteriormente, os melhores resultados de análise surgem quando você tem uma abordagem orientada para a ação e um caminho para onde deseja que seus negócios sigam.
Começando onde você está
Agora você já deve ter percebido que os dados disponíveis é ideal para coleta, e que você poderá examiná-los e transformá-los em ouro. A automação da análise significa que não há limite para a quantidade de dados com a qual você pode trabalhar, depois de começar.
A escalabilidade da análise de dados facilita o início simples e o crescimento a partir de onde você está. Só isso pode ser um dos principais benefícios e um motivo para iniciar um novo projeto agora para os seus negócios.
Adaptação e tradução: RUSHTON, Jim. What Are Analytics and What Makes Them So Effective?. In: RUSHTON, Jim. What are analytics and what makes them so effective? . [S. l.], 20 jan. 2020. Disponível em: https://www.business2community.com/business-intelligence/what-are-analytics-and-what-makes-them-so-effective-02276522. Acesso em: 21 jan. 2020.