O R possui algumas funcionalidades pouco exploradas ou desconhecidas. Dentre elas, encontra-se a construção e a geração de documentos. Neste artigo, será mostrado a geração de documento no formato .docx no R, que é possível através do R Markdown, uma ferramenta que transforma análises em documentos, relatórios, entre outros. Dentre as suas funcionalidades, está a confecção de documentos em relatórios de diferentes formatos de saída (PDF, HTML e Word).
O primeiro passo é abrir um novo arquivo. Para isso, ir em New File -> R Markdown
Será aberta uma caixa na qual pede a opção de documento e/ou formato que deseja. No caso, escolhemos a opção Document (do lado esquerdo) e, em seguida, mudamos o Default Output Format para Word. Além disso, podemos mudar o Title e o Author também (mas é opcional, pois os mesmos podem ser trocados mais a diante).
A tela do programa aparecerá assim:
O próprio programa gera um pré-modelo (template) para visualização e alteração. Ou seja, é onde devemos inserir as partes textuais e os códigos em R. Para vermos o template, ir em Knit e escolhemos a opção Knit to Word.
O R pedirá para salvar o arquivo e nomeá-lo (apenas na primeira vez que rodar). Sempre que for rodar o arquivo, vá na opção Knit. Após essa etapa, o arquivo será gerado, conforme mostra a figura a seguir:
Pronto, o arquivo foi gerado com sucesso! Para mudar o título do texto, bem como autor e data, ir na seguinte parte no código:
Antes (como veio no template)
Depois das alterações
Também podem ser acrescentadas Seções no documento. Para isso, acrescentar ## e o nome da Seção. O template do R já vem com uma seção com o título de “Markdown”:
Para fins de exemplificação, alteramos o nome para “Introdução” e acrescentamos outra seção (Seção 1), conforme figura a seguir. Observa-se que o texto que vem embaixo dos títulos é comum. Além disso, podemos acrescentar links – como no exemplo do template – colocando-os entre <>:
A parte do código em si deve ser escrita na parte destacada a seguir:
Depois, com as alterações aqui mostradas, o documento ficará parecido com a imagem abaixo. Observa-se que a parte em que o código se encontra fica em cinza e as demais partes ficam como um texto normal. Dá para alterar a formatação do texto no próprio Word (cor do texto, espaçamento, entre outros). E quanto ao código, a vantagem é que dá para copiar e colá-lo diretamente do Word para o R, sem que haja distorções na pontuação, acentuação, etc.
Referência:
GONZAGA, SILLAS. Módulo 5 Apresentação de dados com relatórios, 2018. Disponível em: http://sillasgonzaga.com/material/curso_visualizacao/apresentacao-de-dados-com-relatorios.html. Acesso em: 11 jul. 2021.