O TikTok é hoje uma das maiores redes sociais do mundo. Seu rápido crescimento se deve principalmente às camadas mais jovens de usuários de internet, ávidos por conteúdos que as gerações anteriores não consomem ou pouco conhecem. As gerações Millenium e Z, conhecidas como as mais tecnológicas e conectadas, foram as que mais deram esse impulsionamento para a rede, sobretudo após a chegada da pandemia de covid-19, que elevou o número de conteúdos criados pelas pessoas em suas casas. Segundo um relatório da YPulse, pessoas entre 13 e 17 anos, e entre 18 e 20 anos, são as que mais usam a rede social, geralmente transformando qualquer atividade cotidiana em espetáculo. Tal comportamento tem levado uma série de empresas a enxergarem o TikTok como um lugar potencial para fazer negócios.
De 2020 para cá, muita coisa mudou na plataforma e na produção de conteúdo por influenciadores digitais, o que leva-nos a pensar quais são as principais tendências que devemos observar neste ano de 2022. Entendê-las por inteiro é papel fundamental para as empresas e negócios que não querem ficar para trás nesse segmento do mercado.
Apresentamos a seguir algumas das tendências esperadas para este ano que começa na principal plataforma de vídeos curtos do mundo, concorrente direto de grandes players como YouTube, Instagram e Facebook. As informações aqui reunidas são previsões realizadas pelo próprio aplicativo e também baseadas em informações de relatórios que citaremos ao longo do texto.
1) TikTok é um lugar para novas estrelas
O TikTok tem sido o responsável pelo impulsionamento de muitos artistas que antes não eram conhecidos ou mesmo não tinham a pretensão de se tornarem artistas. Segundo a plataforma, três aspectos fazem essas pessoas se tornarem celebridades: a autenticidade, o ineditismo no conteúdo e a capacidade de capturar o afeto das pessoas na rede. Devon Rodriguez, um artista conhecido por desenhar retratos de pessoas no metrô de Nova Iorque, foi recentemente nomeado um dos jovens mais influentes no ranking Forbes 30 under 30. O artista também coleciona hoje 22 milhões de seguidores, dez vezes mais do que tinha em 2020.
A rede vem se firmando como um lugar preferido dos influenciadores e também das marcas, preocupadas com retornos de investimento e também com ganhos de imagem institucional. Por se tratar de pessoas diretamente envolvidas na criação de algum conteúdo, uma grande parte dos usuários não percebe os conteúdos patrocinados como uma interrupção dos conteúdos orgânicos. Pesquisas recentes têm apontado que os anúncios com influenciadores, por seu aspecto emocional mais tenso, têm maior capacidade de gerar memorização e vínculos com a marca do que em meios mais tradicionais, como propagandas na televisão ou anúncios em display na web.
2) Um lugar para vozes de mudança
Para além de vídeos fofos e divertidos, pegadinhas e imagens criativas, o TikTok também é um lugar para que pessoas engajadas com pautas e causas sociais ganhem visibilidade na rede. Muitos ativistas têm utilizado a plataforma para gerar engajamento em discussões fundamentais na sociedade, como racismo, lgbtfobia e feminismos. O mercado de influenciadores, inclusive, tem sido cobrado para que essas pautas tenham espaço nas empresas e nos canais das marcas.
Um estudo conduzido pela Adobe mostrou que 38% dos consumidores tendem a acreditar muito mais nas marcas que trazem pautas ligadas à diversidade nos seus produtos e anúncios publicitários. A Ogilvy, no mais recente relatório de tendência para 2022 no mercado de influenciadores, aponta que as conversações entre usuários e influenciadores devem ser guiadas por princípios de inclusão. Para isso, deve-se ter em mente as seguinte premissas: (1) aceitar que existem problemas sociais e desigualdades; (2) revisar seu trabalho com influenciadores para incluir diversidade; (3) pensar fora da bolha social em que estamos inseridos; (4) educar os parceiros de negócios e stakeholders; (4) repensar as estratégias internas para assegurar a diversidade na empresa; (5) fazer mais do que falar.
3) Um espaço para entender melhor sobre nichos
Por concentrar muitos usuários, é compreensível que muitos imaginem o TikTok como uma rede com conteúdos generalizados a todos os usuários. É aqui que nos enganamos: justamente por comportar conteúdos ligados ao cotidiano das pessoas é que podemos encontrar nichos e comunidades de consumidores que partilham interesses comuns. Se você trabalha com algum produto ou serviço com um público muito restrito, poderá encontrar pessoas dispostas a conhecer mais sobre seu trabalho ou mesmo influenciadores que já tratam do assunto.
Ao mesmo tempo, o TikTok é conhecido pela capacidade de expandir esta rede de usuários mais restritos e levar seus conteúdos para milhões de pessoas. Um exemplo disso são as tags #artTikTok e #TikTokart na rede, cada vez mais populares entre os usuários.