Avaliar os resultados daquilo que produzimos é fundamental em qualquer área. Isso não seria diferente quando falamos de influenciadores digitais. Se você pretende entender minimamente como uma ação de comunicação ou de marketing de conteúdo performou ou se aquele conteúdo funciona bem, é importante olharmos para as métricas. Separamos este post com 4 métricas que você deve utilizar para medir o desempenho e a performance dos seus trabalhos e ações com influenciadores.
Antes de prosseguir, é importante entender uma coisa: não se assuste com os números. Apesar de parecerem difíceis, eles são importantes para você produzir melhores conteúdos, buscar mais engajamentos e compreender em detalhes o que o seu público precisa.

Taxa de engajamento (Engagement Rate %)

A taxa de engajamento é uma das principais métricas quando falamos de resultados em ações com influenciadores. Ela é importante porque ajuda analistas e profissionais contratantes a calibrar as expectativas em relação aos grandes números de seguidores ou visualizações. Levando isso em conta, podemos nos perguntar: como saber se meu conteúdo patrocinado está sendo realmente entregue e fazendo sentido às pessoas? O engajamento mostra o percentual de pessoas que fizeram alguma interação com o conteúdo (compartilhamento, curtida, comentário ou salvamento).
Lembramos que alguns dados de interação você não vai conseguir ter acesso, como o número de salvamentos ou de envios (compartilhamento, no Instagram). Esses dados você precisa solicitar para o seu influenciador.

Taxa de engajamento = (engajamentos / visualizações ou número de seguidores) * 100

Importante destacar que a análise sobre essa métrica é feita sobre as 12 últimas publicações no perfil.

AEP (Average Engagement per post)

A AEP faz uma breve análise sobre as taxas de engajamento dos últimos 12 posts publicados na conta do influenciador. É uma métrica importante para fazer uma avaliação mais justa sobre as entregas de um influenciador para além dos picos (quando alguma ação viraliza ou performa muito bem) ou baixas, em que existem poucas interações dos fãs.

AVP (Average Views per Post)

Essa é uma métrica muito importante para quem vai avaliar a produção e o desempenho de posts com vídeo nas redes (Instagram, YouTube, TikTok, Snapchat). Muito parecido com a métrica de AEP, a AVP se fundamenta no número de visualizações. Para medir, basta você substituir o número de engajamentos pelo número de visualizações.
Lembrando: esta é uma métrica importante, mas não serve para avaliar todo o desempenho, uma vez que muitas visualizações podem ser vazias. É preciso ter o percentual de visualização de todo o vídeo: com esse valor, você vai saber se as pessoas assistiram de 25% a 100% do seu vídeo. Contar um view (assistir, por exemplo, só 10%) não configura, necessariamente, um envolvimento da comunidade com o conteúdo.

AQS (Audience Quality Score)

A AQS é uma métrica que vai de 1 a 100 e mede a qualidade geral do público-alvo, a taxa de engajamento e a autenticidade. Basicamente, a AQS se fundamenta em 4 categorias de análise: (1) a taxa de engajamento convencional (ER); (2) o percentual de pessoas reais entre os seguidores (pessoas ativas); (3) o crescimento (aumentos repentinos ou decréscimos são monitorados e visualizados em gráficos); (4) e autenticidade dos comentários, percentual de comentários que não são oriundos de programas de manipulação artificial.
Importante ressaltar que essa métrica pode ser obtida manual ou automaticamente. Algumas ferramentas podem ajudar nesse processo, como Hype Auditor.