Uma série de fatores têm gerado no Brasil, nos últimos anos, uma polarização cada vez maior em torno da política. Reflexo também do cenário mundial, a Esquerda e a Direita vivem um momento histórico de extremidades cujo as novas formas de sociabilidade digital da contemporaneidade favorecem para a manutenção e expansão desse fenômeno. Em termos simples, trata-se da discussão em torno das “bolhas sociais/políticas” do Facebook.
Com mais de 100 milhões de usuários apenas no Brasil, o Facebook é a mídia social mais utilizada pela população local e em todo o ocidente. É mais do que compreensível, portanto, que a plataforma tenha se tornado um grande palco das discussões políticas no país. E além das conversações que ocorrem diretamente em perfis de usuários ou em grupos específicos, há dezenas de milhares de páginas feitas por usuários comuns e militantes de todos os espectros estão dedicadas a temas como política, economia e notícias.
Para ajudar a dar conta desse cenário caótico e complexo, a técnica de Análise de Redes Sociais voltada para mídias sociais pode ser uma ferramenta extremamente útil. Além de permitir o mapeamento dessas páginas referidas, possibilita também gerar métricas de autoridade e impacto e medir posicionamento e proximidades temáticas e políticas. O trabalho de análise de redes transforma a complexidade em algo manejável cognitivamente e permite representá-la em visualizações quase intuitivas.
rede interativapol
A rede que você vê acima, por exemplo, foi feita através de um trabalho de ARS no qual foram extraídas a rede em torno de 40 páginas com “Esquerda” no título e 40 páginas com “Direita” no título. A visualização acima (clique para explorar de perto) representa 2.1 mil páginas e suas conexões, das quais, à esquerda, são melhor referenciadas: Lula, Carta Capital, Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, Soldadinho de Chumbo; e, à direita: Jair Bolsonaro, Direita Conservadora, Olavo de Carvalho, Canal da Direita, Danilo Gentili.
Veja abaixo as principais páginas do agrupamento de Direita. Na primeira coluna, o ranking das páginas levantadas para o nosso estudo, em termos da métrica Grau de Entrada que, nesta rede, equivale às curtidas de páginas similares. Na segunda coluna, as outras páginas referencias:
Redes de Paginas Esquerda e Direita no Facebook Direita
E abaixo as principais páginas do agrupamento de Esquerda. Na primeira coluna, o ranking das páginas levantadas para o nosso estudo, em termos da métrica Grau de Entrada que, nesta rede, equivale às curtidas de páginas similares. Na segunda coluna, as outras páginas referenciadas:Redes de Paginas Esquerda e Direita no Facebook EsquerdaAlém de identificar como atores políticos estão posicionados na rede, o trabalho também permite localizar como os veículos de mídia, por exemplo, aparecem diante esse cenário. Na rede interativa que disponibilizamos aqui, conseguimos perceber como as páginas da Veja, Globo News e O Globo são referenciadas pela Direita, enquanto a Época está mais próxima da Esquerda. Curiosamente, a Folha de S. Paulo é a página de mídia mais equidistante dos dois núcleos.
Esse método de pesquisa e análise pode também nos ajudar a descobrir outras questões, como, por exemplo: como influenciadores e público nas mídias sociais estão percebendo os veículos de mídia na atual crise política? Qual a diferença de percepção entre influenciadores próximos à direita e esquerda? Como os principais veículos se comparam? São apenas algumas das possibilidades que te permitem expandir o conhecimento e gerar mais inteligência.