O conceito de autenticidade é considerado essencial para as empresas de viagens e pela comunidade científica que estuda temas relacionados à roteiros de viagens e seus consumidores. Este conceito guia as escolhas e decisões dos viajantes que buscam destinos que os façam sentir-se em um lugar que represente a cultura local. Desta forma, a autenticidade é explorada para dar sentido às experiências buscadas pelos turistas que querem, além de conhecer um destino diferente, vivenciar experiências inesquecíveis.
A relação entre “Autenticidade” e turismo não é algo novo, desde 1970 existem estudos sobre esses temas na academia, discutindo-os sob a perspectiva da etnografia, sociologia, antropologia e marketing. Com a chegada da internet, o turismo passou por mudanças significativas e o consumidor foi ganhando espaço nas mídias digitais para opinar e avaliar estabelecimentos. Os turistas gostam de compartilhar suas experiências e quem planeja uma viagem também sente-se mais seguros ao ler as avaliações de pessoas comuns além das descrições da própria marca. O TripAdvisor foi um dos sites pioneiros a reunir as avaliações sobre hotéis, restaurantes e destinos turísticos. Fundado em 2000, foi responsável por reformular o relacionamento entre os consumidores e as empresas de hospedagens/turismo.
A partir dos comentários do TripAdvisor foi proposto o estudo ‘Authenticity and Tourism: What TripAdvisor Reviews Reveal About Authentic Travel to Marrakech’ por Larbi Safaaa, Khalid El Housni e François Bédard em que a metodologia utilizada implicou em identificar comentários que relacionam o sentido ou contexto da palavra “autenticidade” de maneira implícita ou explícita. Como critério de escolha de um local para a análise, utilizaram o destino que levou 1º lugar no ‘Traveler’s Choice 2015 awards’, Marraquexe no Marrocos. No TripAdvisor a cidade obteve 200 milhões de avaliações entre os estabelecimentos cadastrados. O recorte temporal selecionado foi de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Mensagens relacionadas à palavra “autenticidade” resultaram em 361 avaliações coletadas de 160 estabelecimentos, divididos em grupos de 40 de cada tipo: hotéis, pousadas, albergues, hospedagens rurais e restaurantes.
Para realizar o estudo foi utilizada a ferramenta IRAMUTEQ que organizou-se a partir das palavras específicas como “autenticidade” e suas variáveis. Foi feita então, uma análise automática e baseada na repetição e sequência das palavras cadastradas por proximidade linguística e frequência de aparecimento dos termos.
A combinação entre os Corpus da 1ª imagem e da 2ª imagem foram capazes de oferecer uma análise bidimensional distinta na árvore de termos. O resultado das figuras 1, 2 e 3 podem ser interpretados como:
Grupo 1 (albergues) costumam citar com frequência a parte mais antiga da cidade que comumente chamam de Medina, e os demais termos remetem à cultura e herança cultural. O termo “arquitetura” também costuma estar presente nas avaliações dos turistas. Outros termos comuns são: “autenticidade”, “local”, história e geralmente relacionadas com o conceito de “originalidade”.
No grupo 2 (hotéis), as palavras mais comuns foram “experiência”, “único” e “Marraquexe”. Essa composição se relacionou com os termos “autenticidade” e “singularidade”.
Como exemplo, trouxeram comentários como este: ” Um lugar autêntico e singular como a paz do céu… nós passamos uma maravilhosa e ensolarada semana aqui em abril. Os jardins são lindos e a cidade é um verdadeiro show em seus monumentos históricos.”
O grupo 3 (restaurantes), envolveram termos da culinária local como “Couscous”, “cozinha” e “culinária artística”, o que remeteu à “singularidade” e confirmou a aproximação com os demais grupos, como apresentado na figura a seguir:
Grupo 4 (hospedagens rurais): o grupo ficou isolado dos demais e apresentou outros tipos de termos como “natural”, “compartilhar”, “identidade”. Esta composição trouxe conceitos como “projeção” e “identidade”.
Como exemplo pode-se observar o comentário: “Um lugar lindo para descansar e relaxar, com uma boa refeição e um lugar intimista, a vista a noite nos faz descobrir Marraquexe de forma autêntica e vê-la de outro ângulo.”
O que se concluiu no primeiro estágio da pesquisa foi como a palavra “autenticidade” e seus derivados são então utilizados quando o assunto é um destino turístico, relatos de experiências e avaliações sobre as viagens recém realizadas para representar qualidades e características singulares. Porém, isso não quer dizer que todos os usuários têm a mesma sensação ao expressar-se com estes termos, visto que, o estudo foi realizado por pessoas de diversos países e que possuem um imaginário linguístico e social diferentes.
Desdobramentos: Autenticidade e os componentes que se correlacionam
As três variáveis encontradas nas avaliações são relacionadas em seu conceito e contemplam as noções de autenticidade: originalidade, singularidade e identidade. A análise demonstrou que todas as categorias são usadas para representar o sentimento de afetividade, cognição e dimensão simbólica que vem de atributos físicos e emocionais da viagem.
Trabalhar o conceito de autenticidade é um chamariz para as vendas neste segmento e alimenta as expectativas de turistas que buscam por experiências profundas em suas viagens. No entanto, se utilizado de maneira enganosa ou exagerada, perde seu sentido. O motivo da utilização da palavra “autenticidade” e seus desdobramentos e sinônimos pelas empresas de turismo obter resultados interessantes e relevantes para seus clientes é devido ao fato de que, apesar do termo linguístico não ser exatamente igual, a “autenticidade” está muito relacionada ao turismo como sensação de pertencimento e experiência única.
Nos próximos passos da pesquisa, pretendem aprofundar os conhecimentos sobre a cognição psicológica causada entre os turistas pelos termos anteriormente analisados.
Quer saber mais sobre o IRAMUTEQ e as possibilidades que essa ferramenta de análise de texto traz? Leia mais:
Você conhece o Iramuteq? Veja funcionalidades e exemplos de uso
Análise de Texto – Os discursos dos Deputados na sessão de votação do Impeachment