filtro O Google Analytics é o principal sistema de mensuração de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligência em Comunicação Digital no Brasil. Suas possibilidades são imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações básicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados.
Selecionamos uma seleção de alguns bons filtros que podem te ajudar a “tratar e a  limpar” os dados do Google Analytics de forma fácil. Aconselhamos ser um bom guia para todas as suas implementações.


Antes de implementar os filtros, sugerimos criar uma nova visualização. É sempre bom ter uma versão sem filtro para alguma checagem.

Para chegar até a tela de criação dos filtros, aqui vai a dica:
1. Abra o Google Analytics
2. Clique em Administrador e seleciona a conta, propriedade e vista da propriedade.
filtros

  1. Excluir IP Interno 

Sempre se lembre de excluir o seu próprio endereço IP e quaisquer outros que não sejam de visitantes que você deseja acompanhar, principalmente se você trabalha em uma empresa grande ou em uma agência grande.  Se você não sabe se a sua empresa possui endereço IP fixo, pergunte para o administrador da sua rede a listagem de IPs.
Siga estes passos simples :
1. Tipo de Filtro – Predefinido
2. Excluir > tráfego do endereços IP > que são iguais a
3. Endereço IP – Adicione o seu e os adicionais aqui
excluindo-ips-internos

2. Incluir apenas o seu domínio
Acredite ou não, as pessoas podem roubar o seu código de acompanhamento do “código fonte ” do seu site ou elas podem simplesmente errar o código de implementação. O que eles podem fazer com esse código? Podem colar em várias outras páginas para dar uma “trollada” no seu Analytics. Sugerimos utilizar esse domínio para você se prevenir desse problema.
Lembre-se de substituir o texto “SeuDomínio ” com seu nome do seu website
Siga estes passos simples :
1.Tipo de Filtro – Pesonalizado
2. Incluir
3. Campo de Filtro – Nome do host
4. Padrão de Filtro – SeuDomínio\.com
*** Lembre de trocar o ( .COM) por ( .ORG ou .GOV se o seu domínio utiliza dois, você pode colocar “seudominio\.(COM|GOV)”
incluindo-dominio

3. URL Minúsculas para evitar conteúdo duplicado
Este filtro é pouco conhecido mas extremamente útil. A mesmo URL de uma página específica pode ser registrada no GA  em minúsculas ou maiúsculas causando sessões de páginas duplicadas e dados de relatório imprecisos. Use o filtro para forçar o Google Analytics a registrar URLs maiúsculas e minúsculas como uma página em vez de múltiplas.
Siga estes passos simples :
1. Personalizado
2. Minúsculas
3. URI de Solicitação
urls-minusculas

4. Excluir todos os parâmetros de consulta
Você tem várias páginas onde deseja acompanhar visualizações de página únicas e visitas no Google Analytics . O problema surge quando a mesma página é reportada como várias páginas quando o servidor decide adicionar um ponto de interrogação ‘?’ na URL. Isso acontece normalmente quando o site possui uma busca interna e repete a página de buscas várias vezes.
Utilize este filtro para manter uma visualização por visita. Lembre-se de que este é um ” filtro avançado “.
1. Campo A >> URI de solicitação >> (.*)\? – Sem nenhum espaço, ok?
2. Campo B >> DEIXE EM BRANCO
3. Saída para >> URI de solicitação >> $ A1   Nota – únicos campos obrigatórios são Campo A e de Saída
parametros-de-consulta

Trechos dessa postagem foram traduzidos do excelente Blog da Kreative Webworks