filtroO Google Analytics é o principal sistema de mensuraĂ§Ă£o de sites e uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de inteligĂªncia em ComunicaĂ§Ă£o Digital no Brasil. Suas possibilidades sĂ£o imensas, mas boa parte das organizações que o utilizam costumam ter apenas as configurações bĂ¡sicas, o que pode gerar imprecisões e dados errados.
Selecionamos uma seleĂ§Ă£o de alguns bons filtros que podem te ajudar a “tratar e a  limpar” os dados do Google Analytics de forma fĂ¡cil. Aconselhamos ser um bom guia para todas as suas implementações.


Antes de implementar os filtros, sugerimos criar uma nova visualizaĂ§Ă£o. É sempre bom ter uma versĂ£o sem filtro para alguma checagem.

Para chegar atĂ© a tela de criaĂ§Ă£o dos filtros, aqui vai a dica:
1. Abra o Google Analytics
2. Clique em Administrador e seleciona a conta, propriedade e vista da propriedade.
filtros

  1. Excluir IP Interno 

Sempre se lembre de excluir o seu prĂ³prio endereço IP e quaisquer outros que nĂ£o sejam de visitantes que vocĂª deseja acompanhar, principalmente se vocĂª trabalha em uma empresa grande ou em uma agĂªncia grande.  Se vocĂª nĂ£o sabe se a sua empresa possui endereço IP fixo, pergunte para o administrador da sua rede a listagem de IPs.
Siga estes passos simples :
1. Tipo de Filtro – Predefinido
2. Excluir > trĂ¡fego do endereços IP > que sĂ£o iguais a
3. Endereço IP – Adicione o seu e os adicionais aqui
excluindo-ips-internos

2. Incluir apenas o seu domĂ­nio
Acredite ou nĂ£o, as pessoas podem roubar o seu cĂ³digo de acompanhamento do “cĂ³digo fonte ” do seu site ou elas podem simplesmente errar o cĂ³digo de implementaĂ§Ă£o. O que eles podem fazer com esse cĂ³digo? Podem colar em vĂ¡rias outras pĂ¡ginas para dar uma “trollada” no seu Analytics. Sugerimos utilizar esse domĂ­nio para vocĂª se prevenir desse problema.
Lembre-se de substituir o texto “SeuDomĂ­nio ” com seu nome do seu website
Siga estes passos simples :
1.Tipo de Filtro – Pesonalizado
2. Incluir
3. Campo de Filtro – Nome do host
4. PadrĂ£o de Filtro – SeuDomĂ­nio\.com
*** Lembre de trocar o ( .COM) por ( .ORG ou .GOV se o seu domĂ­nio utiliza dois, vocĂª pode colocar “seudominio\.(COM|GOV)”
incluindo-dominio

3. URL MinĂºsculas para evitar conteĂºdo duplicado
Este filtro Ă© pouco conhecido mas extremamente Ăºtil. A mesmo URL de uma pĂ¡gina especĂ­fica pode ser registrada no GA  em minĂºsculas ou maiĂºsculas causando sessões de pĂ¡ginas duplicadas e dados de relatĂ³rio imprecisos. Use o filtro para forçar o Google Analytics a registrar URLs maiĂºsculas e minĂºsculas como uma pĂ¡gina em vez de mĂºltiplas.
Siga estes passos simples :
1. Personalizado
2. MinĂºsculas
3. URI de SolicitaĂ§Ă£o
urls-minusculas

4. Excluir todos os parĂ¢metros de consulta
VocĂª tem vĂ¡rias pĂ¡ginas onde deseja acompanhar visualizações de pĂ¡gina Ăºnicas e visitas no Google Analytics . O problema surge quando a mesma pĂ¡gina Ă© reportada como vĂ¡rias pĂ¡ginas quando o servidor decide adicionar um ponto de interrogaĂ§Ă£o ‘?’ na URL. Isso acontece normalmente quando o site possui uma busca interna e repete a pĂ¡gina de buscas vĂ¡rias vezes.
Utilize este filtro para manter uma visualizaĂ§Ă£o por visita. Lembre-se de que este Ă© um ” filtro avançado “.
1. Campo A >> URI de solicitaĂ§Ă£o >> (.*)\? – Sem nenhum espaço, ok?
2. Campo B >> DEIXE EM BRANCO
3. SaĂ­da para >> URI de solicitaĂ§Ă£o >> $ A1   Nota – Ăºnicos campos obrigatĂ³rios sĂ£o Campo A e de SaĂ­da
parametros-de-consulta

Trechos dessa postagem foram traduzidos do excelente Blog da Kreative Webworks