O Manual DIV.A.S. Diversidade, Ação e Sensibilidade na Publicidade Brasileira foi desenvolvido para compreender melhores formas de tratar a representatividade de gordos(as), LGBT+, negros(as), idosos(as), indígenas e pessoas com deficiência na publicidade.
Destinado aos profissionais de marketing, mídia, publicidade e comunicação, o manual foi produzido a partir de entrevistas, estudos científicos e dados estatísticos sobre o tema para trazer argumentos sólidos que auxiliam os profissionais a vender diversidade para as marcas.
O projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa em cibercultura e sociabilidades digitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado por Fernanda Carrera e tem o objetivo de dar voz às minorias e aos indivíduos marginalizados no campo de produção midiática e publicidade, seu primeiro passo foi buscar por representantes de cada minoria e compreender questões problemáticas, desejos e reivindicações, e a partir do material pesquisado e resultado das entrevistas, montaram um conteúdo com dicas claras sobre como agir e o que fazer para representar de maneira positiva cada minoria. O material também contempla grupos que são encontrados com menor frequência nas falas sobre diversidade como os indígenas e pessoas com deficiência.
Interessante notar que este material abordou a discussão a partir de exemplos bons e ruins vistos recentemente em anúncios e comerciais, e aprofundar temas muito além da comunicação como a inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência e obesas, oportunidades no mercado de trabalho, estatísticas de violência sofrida por essas minorias, estereótipos e lugares comuns que acabam por incentivar a atitude preconceituosa, entre outros temas.
Construir campanhas socialmente responsáveis, inclusivas e que saiam dos estereótipos pré concebidos geram uma oportunidade de debate e reflexão. A sociedade e a forma de comunicá-la são relacionadas entre si, e a representatividade traz aprendizados de respeito e empatia que auxiliam no entendimento das necessidades, desejos e limitações do outro.
Conheça o Manual DIV.A.S. completo.
Para você que se interessou pelo assunto, indicamos outros estudos produzidos pelo IBPAD relacionados à diversidade:
Consumidores Negros em São Paulo: Lembrança de Marca, Consumo e Influenciadores;
Insights e Personas: como ilustrações melhoram relatórios de mídias sociais;
Relatório Páginas Plus Size: ranking, preferências culturais e conteúdo;
Transição capilar e empoderamento nas mídias sociais;
Relatório do BID sobre gênero na América Latina inclui colaboração do IBPAD.