O Manual DIV.A.S. Diversidade, AĂ§Ă£o e Sensibilidade na Publicidade Brasileira foi desenvolvido para compreender melhores formas de tratar a representatividade de gordos(as), LGBT+, negros(as), idosos(as), indĂgenas e pessoas com deficiĂªncia na publicidade.
Destinado aos profissionais de marketing, mĂdia, publicidade e comunicaĂ§Ă£o, o manual foi produzido a partir de entrevistas, estudos cientĂficos e dados estatĂsticos sobre o tema para trazer argumentos sĂ³lidos que auxiliam os profissionais a vender diversidade para as marcas.
O projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa em cibercultura e sociabilidades digitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado por Fernanda Carrera e tem o objetivo de dar voz Ă s minorias e aos indivĂduos marginalizados no campo de produĂ§Ă£o midiĂ¡tica e publicidade, seu primeiro passo foi buscar por representantes de cada minoria e compreender questões problemĂ¡ticas, desejos e reivindicações, e a partir do material pesquisado e resultado das entrevistas, montaram um conteĂºdo com dicas claras sobre como agir e o que fazer para representar de maneira positiva cada minoria. O material tambĂ©m contempla grupos que sĂ£o encontrados com menor frequĂªncia nas falas sobre diversidade como os indĂgenas e pessoas com deficiĂªncia.
Interessante notar que este material abordou a discussĂ£o a partir de exemplos bons e ruins vistos recentemente em anĂºncios e comerciais, e aprofundar temas muito alĂ©m da comunicaĂ§Ă£o como a inclusĂ£o de acessibilidade para pessoas com deficiĂªncia e obesas, oportunidades no mercado de trabalho, estatĂsticas de violĂªncia sofrida por essas minorias, estereĂ³tipos e lugares comuns que acabam por incentivar a atitude preconceituosa, entre outros temas.
Construir campanhas socialmente responsĂ¡veis, inclusivas e que saiam dos estereĂ³tipos prĂ© concebidos geram uma oportunidade de debate e reflexĂ£o. A sociedade e a forma de comunicĂ¡-la sĂ£o relacionadas entre si, e a representatividade traz aprendizados de respeito e empatia que auxiliam no entendimento das necessidades, desejos e limitações do outro.
Conheça o Manual DIV.A.S. completo.
Para vocĂª que se interessou pelo assunto, indicamos outros estudos produzidos pelo IBPAD relacionados Ă diversidade:
Consumidores Negros em SĂ£o Paulo: Lembrança de Marca, Consumo e Influenciadores;
Insights e Personas: como ilustrações melhoram relatĂ³rios de mĂdias sociais;
RelatĂ³rio PĂ¡ginas Plus Size: ranking, preferĂªncias culturais e conteĂºdo;
TransiĂ§Ă£o capilar e empoderamento nas mĂdias sociais;
RelatĂ³rio do BID sobre gĂªnero na AmĂ©rica Latina inclui colaboraĂ§Ă£o do IBPAD.