O IBPAD está disponibilizando, de forma gratuita, um conjunto de entrevistas realizadas com profissionais e cientistas que estão construindo o futuro da pesquisa e análise de dados no Brasil. E uma das nossas palestrantes é Fernanda Alves, mestranda em Informática.
Fernanda pesquisa sobre gênero, raça e dados georreferenciados pelo PPGI/UFRJ, graduada em Comunicação/Jornalismo pelo IESB/DF. Atualmente é cientista de dados no CLab, laboratório de inteligência de dados da C&A/FLAG. É militante feminista interseccional com foco em ações e estudos críticos da branquitude e violência de gênero.
Em sua entrevista, ela discursa sobre como utilizar dados para pensar em novidades para o espaço público, questiona o que é uma cidade inteligente e como transformar os espaços e a realidade atual disponibilizando dessas tecnologias. Ainda pontua em relação às novas tecnologias colaborativas, como elas são observadas e podem ajudar nas linhas políticas, e analisa a academia, o ativismo e o mercado de dados.
Confira esse e outros materiais publicados gratuitamente em nosso site.
Referências citadas:
Aplicativos:
Clique 180
Mete a Colher
Red Cross Refugee Buddy
Análise sobre aplicativos com panic button a partir da Google Play Store
Publicações relacionadas:
O quão inteligente pode ser uma “cidade inteligente”?
Jovens desenvolvem aplicativo para imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil
Para proteger mulheres, celulares na Índia terão ‘botão de pânico’
Maverick women’s rights lawyer looks to change the game, not play it
French NGO Launches App for Reporting anti-Semitic, Racist Incidents
How a Canadian app is helping refugees find food, clean water and medical care
Confira os demais temas pautados nas Entrevistas e venha se aprofundar mais sobre pesquisa e análise de dados. Inicie seus estudos e participe desse debate!