Maria Augusta Ribeiro, formada em Direito e Administração e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universal Class da Flórida, fundou a empresa Belicosa, que presta consultoria de comportamento digital em Cuiabá, especialista em Netnografia.
Nesta entrevista, realizada pela Consultora de Comunicação Juliana Vilas, Maria Augusta fala sobre a relação de cidadãos e consumidores na internet e como isso impacta as pesquisas.
Ela evidencia que personas e pessoas se confundem algumas vezes, pela diversidade de assuntos e personas sendo assumidos nos ambientes online, como o consumidor, o ativista, os fakes e bots etc. Isso implica uma filtragem cuidadosa ao realizar pesquisas de comportamento, por exemplo, para selecionar informações que sejam realmente relevantes.
Também discutem a respeito dos crimes virtuais, que são passíveis de punição como qualquer outro crime cometido “na vida real”, e fake news, tema que ganhou destaque em 2018. Maria Augusta aponta para aspectos que devem ser notados para identificar notícias falsas e pontua a importância de checagem de informações antes de disseminá-las nas redes sociais.

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