Raquel Scrivano é Head do KOLab, Laboratório de Inteligência de Dados da Coca-Cola Brasil, e nesta entrevista, compartilha sua jornada profissional, descrevendo o caminho que percorreu no mercado até a consolidação de sua carreira.
Conta que se formou em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, mas que a escolha do curso ocorreu de forma quase aleatória, já que, muitas vezes, a publicidade é associada à criação e redação de campanhas. Durante o curso, Raquel trabalhou em diferentes áreas, passando desde agência até editoras – e isso foi crucial para o entendimento de gestão.
“Eu acabei trabalhando em estágios muito diversos entre si e isso ainda não foi definidor do que eu queria exatamente. Mas foi bom para eu já começar um aspecto, que acho super importante para a gestão, que é o conhecimento aproximado em vários temas diferentes.”
O mestrado em Administração, com foco em Marketing, na Coppead/UFRJ, proporcionou um raciocínio estruturado e mudança em seu processo de aprendizado. Além disso, por ter foco em comportamento do consumidor, dados a análise, o também apresentou as ferramentas para a gestão. Por esses motivos, Raquel conta que o Coppead foi um marco importante para sua carreira e foi responsável para que ela entrasse na Coca-Cola Brasil.
“Lá foi realmente uma escola de estratégia de marketing, de comunicação e estratégia de negócio. A gente faz publicidade e acha que tudo é comunicação, mas comunicação é uma pontinha dentro de negócio”.
Ela reforça que os conhecimentos associados, obtidos em publicidade, administração e em suas experiências profissionais em posições de marketing e branding na própria Coca-Cola, permitiram que ela chegasse onde está hoje, como Gerente de Inteligência de Negócio, responsável pela área de Data Science da KOLab.