Com o universo digital e a densidade de dados gerados pelas ferramentas de análise, a profissão do estatístico tem sido muito valorizada, com a possibilidade de ser integrado às diversas áreas e mercados. Entre as suas principais funções estão: produzir informações sobre um campo específico com base em pesquisas e técnicas, transformar dados brutos em insights importantes, é capaz de fazer previsões, criar, construir e elaborar modelos próprios para soluções de problemas. Nos últimos anos, empresas e órgãos públicos têm dado a devida importância no profissional capaz de lidar com os dados estatísticos da organização, considerando que a tomada de decisão provêm da melhor informação possível analisada a partir dos dados disponíveis.
Tudo o que é realizado no mercado precisa ser mensurado e comprovar resultados positivos para as empresas, o investimento no ambiente digital nunca vai ser gratuito. As métricas e resultados das pesquisas devem quantificar o comportamento e tendências de negócio, como também medir e avaliar desempenho, sustentar decisões estratégicas e mapear oportunidades. Essas informações são fundamentais para os gestores e os estatísticos e cientistas de dados se destacam na área por trabalharem de forma mais analítica.
Considerando o cenário atual, é fundamental que todo comunicador busque ter noções básicas de estatística, estudando e praticando ferramentas que ajudem a analisar melhor os resultados obtidos, e, por consequência, executar melhor as campanhas. A comunicação não deve ser vista como último passo na linha de produção, e sim aliada às demais áreas como elemento construtivo na tomada de decisões.

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Os dados servem para fortalecer uma hipótese, desmistificar e argumentar nas diversas ações realizadas pela comunicação, e as informações devem ser apresentadas como produtos visuais de qualidade, significativos e fáceis de usar/entender. Uma das formas de visualização é o Data Storytelling, que possibilita o Cientista de Dados explicar a linha de pensamento para outras pessoas, tendo elas conhecimento técnico ou não. Como também pode ser estruturada por elementos linguísticos, como sintaxe e gramática. Do ponto de vista cognitivo, a mescla de textos e imagens, comum em gráficos e visualizações, reduz o esforço que o cérebro faz para compreender o que está sendo apresentado, além de facilitar a absorção e o aprendizado de informações.
Encontrar e extrair insights de dados brutos, que possam fazer diferença na tomada de decisão, é  o objetivo dos grandes gestores e cientistas de dados, porém essas descobertas não trazem significados relevantes se o profissional não souber como informá-los. Uma boa visualização de dados é um excelente meio pelo qual é possível comunicar visualmente o significado. Para um bom projeto, deve-se compreender o público e a finalidade da pesquisa; como também os principais tipos de gráficos, os seus benefícios e desvantagens.
Para retratar a importância do profissional utilizar a estatística para projetar ações e campanhas comunicacionais, apresenta-se o case do jornal The Guardian. Ao compilar diversas bases de dados sobre casamento homoafetivo nos Estados Unidos, foi feito um infográfico interativo para apresentar o tratamento dos problemas dos direitos dos homossexuais de acordo com as tendências por região e estado. As leis nos Estados Unidos evoluíram para permitir – mas em alguns casos proibir – direitos para gays, lésbicas e transexuais em uma série de questões, incluindo casamento, visitação hospitalar, adoção, moradia, emprego e bullying escolar. Assim, é possível visualizar os dados de forma intuitiva e obter importantes insights sobre o assunto.

Texto estatistica e visualizacao da dados case