Com o objetivo de entender como os profissionais seniores de Marketing e Líderes em Insight (pesquisa, comportamento do consumidor e business intelligence) vêm utilizando as estratégias de insights para engajar e promover marcas de modo efetivo, a WFA (World Federation of Advertisers) e a System1 Group (BrainJuicer), produziram o projeto The Future of Insight. A aplicação do projeto ocorreu com 300 profissionais das áreas de Marketing e Publicidade entre 94 maiores marcas ao redor do mundo.

the future of insight project

As 4 fases do projeto:

  • A primeira fase do estudo foi composta através da disseminação de questionários para entender as mais recentes técnicas de pesquisa baseada em ciência comportamental que induzem conhecimento, sentimentos, associações, inspirações e aspirações entre os profissionais vanguardas das respectivas áreas estudadas;
  • Na segunda fase foram realizadas diversas entrevistas com Diretores de Marketing e Líderes em Insights para explorar e definir como estes profissionais projetam o futuro, sob suas perspectivas;
  • Focus groups com os Profissionais de Insights foram realizados na terceira fase para encontrar um caminho mais assertivo para o “Future-of-Insights” debatido na segunda fase;
  • Já na quarta e última fase foi realizado monitoramento contínuo e compartilhamento dos resultados para a realização do “Future-of-Insights”, facilitando a contribuição para às áreas, assim como sua rentabilidade crescente.

Durante todo o estudo houveram as transcrições dos debates e o uso de ferramentas – como a FaceTrace, para análise de sentimento. Na imagem abaixo, por exemplo, constam algumas reações positivas que os profissionais tiveram quando questionados sobre quais características os fazem felizes enquanto ao bom trabalho com as estratégias de insights.
Dentre algumas respostas dadas pelos profissionais de Marketing, constam: “Trabalho interessante e experiência emocionante”; “Bem integrado na equipe de marketing e é crucial para a tomada de decisões”; “Bem integrado na equipe de marcação e ajuda na decisão baseada por quantificadores”; “Alta consideração administrativa e envolvimento profundo na definição estratégica”.

analises de sentimentos 1

De acordo com especificações das fases acima, para analisar como os profissionais de Marketing e de Insights enxergam e/ou visam trabalhar com as estratégias comportamentais para o alavancamento de marcas e ações, os métodos de pesquisas foram minuciosamente examinados, para que houvesse o entendimento de quais métodos os entrevistados acreditam ser mais relevantes e assertivos.
Na imagem abaixo é possível perceber que Etnografia lidera o ranking dentre os métodos de pesquisa que mais ajudam na geração de insights vantajosos e com efetividade comercial.

etnografia

De um modo mais detalhado, como mostra o próximo gráfico, é possível observar que a análise de big data é mais expressiva entre os profissionais de marketing, que se mostraram fãs de novas tecnologias criadas para ajudar na mineração e análises de dados. No entanto, entre todos os entrevistados, os métodos de pesquisa tradicionais como etnografia e análise de comportamento aparecem com alto grau de importância, pois acreditam que conhecer os consumidores (de modo mais empírico possível), facilita a compreensão de possíveis necessidades que um determinado público possa ter.

Metodo de pesquisa

Os resultados apresentados acima sobre o projeto “Future-of-Insights”, são alguns destaques relevantes que também servem para salientar a importância da ciência comportamental na geração de conhecimentos ricos em detalhes e insights mais assertivos que realmente levem às soluções.