São Paulo recebeu no início deste mês, 3 de fevereiro, o II Simpósio de Inteligência em Mídias Sociais realizado pelo IBPAD em parceria com a Stilingue, software especializado em fornecer análises de influenciadores e de conteúdo na internet. O evento reuniu diversos profissionais interessados em compreender melhor e superar os principais desafios para quem trabalha com inteligência principalmente através de monitoramento e pesquisa na internet.
Na parte da manhã, Rick Freitas, executivos de contas da Stilingue, abriu o evento com a palestra “Social media +++ Inteligência artificial”, falando sobre como a inteligência artificial pode (e deve) ser uma ajuda extra à inteligência natural/humana. Em seguida, tivemos uma mesa de debate riquíssima com Fernando Montenegro (Etnus), Juliana Freitas (Abril) e Soraia Lima (Senac), sobre “Dados para conhecer melhor as diversidades”. Fechando o turno, a palestra “O lugar da imprensa no contexto das redes sociais” com Lidi Garrido.
À tarde, Cinara Moura (IBPAD), Marcelo Salgado (Bradesco) e Ana Laura Mello (Remix) tiveram um debate importante sobre o tema “Gerenciando uma avalanche de dados”. Em seguida, Gabriel Ishida (Atlas Media Lab), Rodrigo Helcer (Stilingue) e Jader Crivelaro (Sunset) discutiram outro assunto em alta na mesa “Além dos influenciadores: entendendo as comunidades”. Por fim, fechando o evento com chave de ouro, o renomado professor Marcelo Coutinho encerrou o evento com a palestra “Pesquisa e Big Data: fusão ou confusão?”.
Os participantes presentes ainda levaram para casa a primeira versão impressa do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações. Confira um pouco sobre o evento através do depoimentos de palestrantes e convidados: