Google Analytics é uma das ferramentas mais antigas do mundo “analytics digital”, mas tenho a sensação de que é no geral muito pouco explorado. No post de hoje, trago uma forma diferente de analisar o fluxo de comportamento dos seus usuários utilizando a técnica de Análise de Redes com o software Gephi. Algumas perguntas interessantes que você poderá responder:
- Qual é a página mais relevante no fluxo navegacional? No site do IBPAD, por exemplo, quais páginas do BLOG estão melhor conectadas com as minhas páginas de produto? E quais não estão e que poderiam estar melhor conectadas.
- Como eu posso agrupar o conteúdo do meu site? Essa pergunta é sempre relevante. Temos sempre a sensação de que nossa “hierarquia” de conteúdo é sempre a melhor, mas o que nossos usuários dizem?
Parte 1 - Extração do Google Analytics
Existe uma dimensão no Google Analytics chamada “Caminho de página anterior”. Nós a utilizaremos para criar a tabela de arestas (Source -> Target). Para fazer essa exportação, siga os passos do video:
- Vá na opção “todas as páginas” do sub-menu “Conteúdo do site” dentro do menu Comportamento
- Adicione a dimensão secundária “Caminho de página anterior”
- Vá até o final da tabela e sinalize para visualizar 5.000 páginas (você pode exportar várias vezes ou usar outras técnicas de acesso a API do GA para exportar todas as páginas automaticamente)
- Exporte em Excel
Parte 2 - Ajustando a exportação no Excel
Depois de feito o download, abra o arquivo no excel e siga esses passos:
- Habilite para edição
- vá na segunda aba (Conjunto de Dados 1)
- Passo bem importante: altere o nome das colunas de Página para target e Caminho da Página Anterior para source
- Deixe apenas a coluna de visualizações de página
- Salve o aba como csv
Parte 3 - Visualização e exportação
Agora vem a parte mais divertida: abrir o gephi e explorar a rede!
- Abra o gephi e crie um novo projeto
- Vá a aba laboratório de dados e importe uma planilha
- Abra o arquivo csv que você exportou, atenção para dizer que é uma tabela de arestas
- Importe o arquivo e defina a variável Visualizações de Páginas como “integer”
Pronto! Você abriu no Gephi. No video eu gero a visualização da página conforme explicamos em nosso curso de Análise de Redes: Open Ord, depois Force Atlas 2. Quando gero a estatística de modularidade, percebo que há muitas páginas que estão fora do componente principal, faço um filtro pelo componente gigante e depois rodo novamente a estatística de modularidade.
Rapidamente conseguimos perceber quais são os principais clusters do site do IBPAD: as vitrines e o blog que estão diretamente ligadas ao fluxo externo, o e-commerce e o cluster de acesso interno dos nossos alunos nos cursos online