sage handbook social media researchLançado neste final de janeiro, The SAGE Handbook of Social Media Research Methods promete ser um marco no ensino de métodos de pesquisa em mídias sociais. Iniciativa do braço de métodos da SAGE, foi organizado por Luke Sloan, da Cardiff University e Anabel Quan-Haase, da Western University. Como explicam os organizadores:

Usar dados de mídias sociais para pesquisa científica requer uma reorientação de como pensamos sobre dados e seu relacionamento com o mundo social. Os dados existem e proliferam sejam observados ou não, e não são criados apenas para os fins da pesquisa – neste sentido seu papel em trabalhos acadêmicos pode ser visto como incidental, mas não pode ser dissociado de sua importância em registrar e jogar luz sobre uma miríade de fenômenos sociais incluindo atitudes, intenções, identidade, redes, opiniões, locais e representações.

A publicação reúne 39 capítulos de pesquisadores de todo o mundo, divididos em sete partes principais: Conceituando e Planejando Pesquisa em Mídias Sociais; Coleta e Armazenamento; Abordagens Qualitativos para Dados em Mídias Sociais; Abordagens Quantitativas para Dados em Mídias Sociais; Abordagens Diversas para Dados em Mídias Sociais; Ferramentas de Pesquisa e Análise; Plataformas de Mídias Sociais.
Diversos capítulos prometem bastante, como: Social Science ‘Lite’? Deriving Demographic Proxies on Twitter; Visuality in Social Media – Researching Images, Circulation and Practices; Small Data, Thick Data – Thickening Strategies for Trace-based Social Media Research; Geospatial Analysis; Pragmatics of Network Centrality; Theme Detection in Social Media.
Estamos consumindo vorazmente as informações, metodologias e ferramentas descritas no livro para otimizar continuamente nossos serviços e cursos como Monitoramento de Mídias Sociais; Etnografia em Mídias Sociais; Diversidade e Dados em Mídias Sociais e outros. Em breve publicaremos resenhas de alguns capítulos, fique de olho!