Os aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram, são ferramentas indispensáveis para a comunicação no mundo atual. Eles permitem que as pessoas se conectem com seus amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo com as marcas que elas gostam.

Mas você já parou para pensar no que os seus clientes estão falando sobre a sua empresa nesses aplicativos? Será que eles estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços? Será que eles têm alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Será que eles estão recomendando a sua marca para outras pessoas?

Essas são perguntas que todo gestor ou empreendedor deveria se fazer, pois elas podem revelar informações valiosas sobre o comportamento, as preferências e as necessidades do seu público-alvo. E, com esses dados em mãos, você pode criar estratégias mais eficientes e assertivas para se comunicar, se relacionar e se posicionar no mercado.

Ficam ainda algumas perguntas: como obter essas informações de forma ética, segura e legal? A resposta está na nova ferramenta de social listening para WhatsApp e Telegram: V-Groups. Desenvolvida por nós do Ibpad em parceria com a V-Tracker, ela te permite acompanhar as menções à sua marca nesses aplicativos, seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em um social listening renovado e que segue como tendência de monitoramento para 2024.

Neste artigo, vamos explicar porque o social listening é importante para o seu negócio e como você pode usá-la para otimizar os seus resultados pensando em dados de WhatsApp e Telegram. Confira!

Social listening, ou monitoramento de redes sociais, é o processo de coletar, analisar e interpretar as informações geradas pelos usuários nas plataformas digitais, especialmente nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem.

O objetivo do social listening é entender o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, os seus produtos, os seus serviços, os seus concorrentes e o seu mercado, e como elas se sentem em relação a esses assuntos.

Com o social listening de Telegram e WhatsApp, você pode:

 

  1. Identificar as principais tendências, oportunidades e ameaças do seu segmento;
  2. Conhecer o perfil, as características e os interesses do seu público-alvo;
  3. Avaliar a reputação, a imagem e o valor da sua marca;
  4. Medir o nível de satisfação, fidelização e engajamento dos seus clientes;
  5. Detectar as principais dúvidas, problemas e demandas dos seus consumidores;
  6. Obter feedbacks, avaliações e sugestões sobre os seus produtos ou serviços;
  7. Acompanhar as ações, os resultados e as estratégias dos seus concorrentes;
  8. Gerar insights para a criação de novos produtos, serviços ou soluções;
  9. Aperfeiçoar as suas campanhas, as suas ofertas e as suas mensagens de marketing;
  10. Melhorar o seu atendimento, o seu relacionamento e a sua experiência do cliente.

 

O social listening é uma prática essencial para qualquer negócio que queira se manter competitivo e relevante no mercado atual, pois ele permite que você conheça melhor o seu cliente, entenda as suas necessidades e ofereça soluções personalizadas e de valor. Este processo deve acontecer nos canais que seu público fala sobre a sua marca, isso inclui os canais de conversação fechada como WhatsApp e Telegram