Esses últimos anos chegaram com grandes desafios para o mercado digital. Além das mudanças já em curso aceleradas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), as novas contratações de profissionais de marketing esperam a partir deste ano profissionais com perfis mais preparados para entender as transformações na sociedade e os novos modos de consumo a partir dos dados. Para entender os novos consumidores de hoje, já não basta saber operar as ferramentas de marketing digital; é preciso apostar na combinação de estratégias de segmentação, personalização e otimização de serviços a partir do comportamento com as tecnologias do futuro, como inteligência artificial.
Neste texto, elencamos alguns insights de dois importantes relatórios sobre tendências do mercado digital: ‘The 2020 State of Digital Marketing’, produzido pela Altimeter/Prophet; e ‘Perspectivas Mercado Digital 2021’, elaborado pela m.Labs. Apesar do primeiro refletir as percepções dos mercados estadunidense, europeu e chinês, e o segundo apresentar resultados do mercado brasileiro, ambos possuem algo em comum: a constatação de que o mercado digital busca hoje profissionais com formação cada vez maior em performance a partir das análises de dados, com foco em métricas, engajamento social ads e monitoramento.
Dados, dados e mais dados
Se há algum tempo já ficou claro que qualquer tomada de decisão em um negócio dependerá cada vez mais de dados, a pandemia do coronavírus deixou isso ainda mais evidente. Com o aumento das compras online e o maior tempo de permanência na internet, espera-se que novos investimentos em ferramentas e recursos dedicados à análise de dados sejam cada vez maiores e frequentes nas empresas, dada a importância de compreender novos consumidores potenciais. Caberá ao profissional de marketing um amplo conhecimento sobre os programas para não só obter relatórios e métricas de retorno de investimentos, conversões e cliques nas mídias, como também a capacidade de construir novos modelos e observar as tendências de consumo no mercado em que atua.
Segundo dados do relatório da Altimeter, as competências envolvendo data analysis (42%) e a capacidade de operar softwares (39%) são duas das principais habilidades esperadas pelas empresas na hora da contratação a partir de 2021. Na pesquisa brasileira da m.Labs, as expectativas de investimento em tecnologia se concentram em três pilares: automação de marketing (77%), monitoramento de mídias sociais e SAC Social/Social CRM. Em termos de estratégia, o objetivo das empresas para este ano é investir muito mais em social ads, links patrocinados e recursos envolvendo SEO. No estudo, o percentual de empresas com intenção de apostar mais nessas estratégias chegou a até 68%.
Um novo profissional
O uso dessas novas tecnologias e do saber técnico se alinha com uma outra capacidade cada vez mais bem-vinda em um mercado em constante mudança: a adaptação dos conteúdos, mensagens e experiências com os consumidores de maneira personalizada. Explorar novos nichos de mercado e priorizar a segmentação de públicos é um dos objetivos das grandes empresas daqui em diante, como aponta o relatório da Altimeter. Seguido disso está a priorização de melhorias nos canais e serviços digitais, especialmente no mobile.
Formação digital para sua carreira decolar
Para que você consiga se adaptar ao novo contexto que está por vir, as formações online são as melhores opções para profissionais atuantes que desejam se aperfeiçoar nas atividades do dia a dia ou ganhar competitividade no mercado de trabalho. Além disso, elas auxiliam aqueles que estão dispostos a buscar novas colocações, sobretudo as que estão em ascensão.
Utilizar dados na tomada de decisão da atuação digital pode ser o grande diferencial em um ambiente tão competitivo. A nova Formação em Performance do IBPAD, a ser lançada em breve, vai apresentar as principais práticas de mensuração de performance de presença e comunicação digital, métricas e KPIs básicos, além de introduzir os pilares centrais de um pensamento orientado pela análise de dados.