JĂ¡ faz muito tempo que trabalhar com publicidade (ou comunicaĂ§Ă£o, de maneira geral) nĂ£o Ă© mais sinĂ´nimo de criar peças publicitĂ¡rias. As Ăºltimas duas dĂ©cadas mudaram por completo o ecossistema midiĂ¡tico o qual o mercado publicitĂ¡rio (de agĂªncias e empresas) estava acostumado, cujo fator talvez mais emblemĂ¡tico dessa transformaĂ§Ă£o seja a cultura de dados que se estabeleceu. De modo simples, com a internet e todas as novas tecnologias digitais de informaĂ§Ă£o e comunicaĂ§Ă£o, nunca tivemos – na histĂ³ria da humanidade – tantos dados Ă disposiĂ§Ă£o.
É nesse contexto que novos (jĂ¡-nĂ£o-tĂ£o-novos-assim) cargos e Ă¡reas ganharam muita relevĂ¢ncia dentro de agĂªncias e departamentos de marketing, tornando-se tambĂ©m peças decisivas de toda e qualquer estratĂ©gia de negĂ³cio. Essa famosa cultura data-driven depende, hoje, de profissionais capacitados a operar ferramentas especĂficas de extraĂ§Ă£o/gerenciamento de dados de diversas fontes: mĂdias sociais, sites, apps, etc. Entretanto, Ă© importante ter em mente que hĂ¡ diferentes operações com essa mesma finalidade de gerar inteligĂªncia de mercado a partir da anĂ¡lise de todos esses dados.
Um profissional de agĂªncia ou do departamento de marketing de alguma empresa (ou atĂ© mesmo um freelancer que atende pequenas empresas locais) pode: analisar dados de comentĂ¡rios, menções e respostas de canais nas mĂdias sociais; analisar cliques, visitas, vendas, captaĂ§Ă£o de leads e outras mĂ©tricas de campanhas publicitĂ¡rias na internet; analisar toda a jornada do usuĂ¡rio atĂ© a transaĂ§Ă£o final no site da empresa; analisar dados de negĂ³cio para cruzar com resultados digitais; alĂ©m de muitas outras possibilidades.
Cada funĂ§Ă£o dessa geralmente Ă© exercida dentro de um escopo especĂfico de operaĂ§Ă£o, embora os papeis possam se cruzar. Confira abaixo quais sĂ£o alguns desses cargos como aparecem nas nomenclaturas de vagas divulgadas na internet (em sites como o LinkedIn, por exemplo) para entender do que se trata cada uma dessas funções:
Marketing de Performance /Â MĂdia Digital ou Online
O trabalho de performance talvez seja um dos que mais possui variações de nomenclatura (e tambĂ©m com a maior demanda atualmente no mercado): Marketing de Performance, Marketing com foco em Performance, MĂdia de Performance, MĂdia Online/Digital ou simplesmente MĂdia.
É a “evoluĂ§Ă£o” do profissional de mĂdia jĂ¡ comum nas agĂªncias, responsĂ¡vel pela aquisiĂ§Ă£o – e atualmente ainda mais responsĂ¡vel pela mensuraĂ§Ă£o – de espaços publicitĂ¡rios em meios de comunicaĂ§Ă£o (antigamente, TV, rĂ¡dio, impresso etc; hoje, sites, mĂdias sociais, apps etc.).
Esse profissional trabalha com ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Adwords, alĂ©m de muitas outras com o intuito de fazer o acompanhamento e a otimizaĂ§Ă£o de campanhas online. TambĂ©m sĂ£o responsĂ¡veis pela produĂ§Ă£o de relatĂ³rios completos apresentando tanto as projeções de gastos quanto os resultados alcançados, constantemente com o auxĂlio de algumas ferramentas de trĂ¡fego como o Google Analytics e Google Tag Manager, alĂ©m do Google Data Studio para a elaboraĂ§Ă£o de dashboards.
Para aprender tudo sobre essas e outras ferramentas exigidas pelo mercado, a nossa mais nova formaĂ§Ă£o de Analista em Performance Digital estĂ¡ com turmas abertas e preço de lançamento. SĂ£o cinco cursos online com vasto e denso conteĂºdo sobre mĂ©tricas, KPIs, performance de canais, web analytics, estatĂstica e dashboards. O diferencial dessa formaĂ§Ă£o estĂ¡ em alinhar o conhecimento prĂ¡tico das ferramentas com o desenvolvimento lĂ³gico para estimular a capacidade analĂtica a partir de conceitos, boas prĂ¡ticas e tĂ©cnicas de anĂ¡lise de dados.
Business Intelligence / InteligĂªncia de Dados
O profissional de Business Intelligence nĂ£o Ă© original ou exclusivamente da Ă¡rea de comunicaĂ§Ă£o/publicidade, mas a nomenclatura foi adotada pelo mercado digital devido justamente Ă importĂ¢ncia da anĂ¡lise de dados de mĂdia – online, digital e/ou social – em associaĂ§Ă£o com outros dados de negĂ³cio, como vendas, CRM etc.
Em traduĂ§Ă£o livre, “business intelligence” significa “inteligĂªncia de mercado”, ou seja, trata-se de uma funĂ§Ă£o que utiliza dos dados gerados ou adquiridos pelas companhias – novamente, a partir de diferentes fontes – para a tomada de decisões estratĂ©gicas.
Quando o trabalho Ă© mais voltado para a interface de mĂdias digitais, o profissional de BI atua com ferramentas como o Google Data Studio e o PowerBI para construir dashboards que integram diferentes fontes de dados. O Supermetrics tambĂ©m Ă© um famoso aliado nesse trabalho e bastante requisitado pelas empresas. AlĂ©m dessas, outras ferramentas de mĂdia/performance, trĂ¡fego e atĂ© social listening – como Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads e Stilingue – tambĂ©m podem fazer parte do escopo desse profissional.
Monitoramento / Social Insights
Diferente das outras funções, cuja matĂ©ria-prima geralmente sĂ£o nĂºmeros (valores de investimentos, resultados de cliques/visitas, registros de vendas/atendimento etc.), o trabalho de monitoramento de mĂdias sociais – que tambĂ©m aparece com a nomenclatura de “Social Listening” ou “Social Insights” – Ă© desenvolvido com a anĂ¡lise de dados conversacionais.
Ou seja, sĂ£o textos que podem ser quantificados a partir de sua classificaĂ§Ă£o/categorizaĂ§Ă£o. Aqui, tratamos comentĂ¡rios, menções e publicações realizadas nas mĂdias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube etc.) tanto de consumidores quanto de empresas concorrentes.
As ferramentas exigidas sĂ£o aquelas prĂ³prias de monitoramento: Stilingue, V-Tracker, Torabit, para citar apenas algumas populares no Brasil. Toda a operaĂ§Ă£o – coleta, armazenamento, gerenciamento, gestĂ£o, tratamento, adiĂ§Ă£o de informações, anĂ¡lise e apresentaĂ§Ă£o dos dados – pode ser feita diretamente nessas plataformas. No entanto, o conhecimento avançado de planilhas e ferramentas de grĂ¡ficos, alĂ©m da associaĂ§Ă£o a outras metodologias de anĂ¡lise (de redes e texto, por exemplo), podem ajudar a aprimorar os relatĂ³rios desenvolvidos.
A nossa formaĂ§Ă£o em Data Intelligence Ă© ideal para aqueles que pretendem iniciar ou que desejam aprimorar a sua carreira nessa Ă¡rea. A partir de seis cursos online, vocĂª vai aprender todo o escopo do trabalho de monitoramento/social listening, passando tambĂ©m por fundamentações importantes de estatĂstica e visualizaĂ§Ă£o de dados. Para complementar o aprendizado, o curso de anĂ¡lise de redes expande as possibilidades de atuaĂ§Ă£o e entregas, ensinando teoria e prĂ¡tica dessa metodologia que ganha cada vez mais relevĂ¢ncia na internet.
Digital ou Web Analytics / TrĂ¡fego
Associado a nomenclaturas como “Analista de Digital/Web Analytics”, “Analista de TrĂ¡fego” ou atĂ© mesmo “Analista de e-commerce”, esse cargo de digital analytics / trĂ¡fego possui um foco maior na mensuraĂ§Ă£o e anĂ¡lise de dados da web (visitas, cliques, tempo na pĂ¡gina etc.), ou seja, de sites (geralmente) proprietĂ¡rios das empresas.
HĂ¡ tambĂ©m alguns cargos cuja nomenclatura “Analista de MĂ©tricas” ou “Analista de Social Analytics” ainda se mantĂªm, no entanto, esse esforço de anĂ¡lise de mĂ©tricas de mĂdias sociais (comum dez anos atrĂ¡s, quando nĂ£o era necessĂ¡rio “pagar para ser visto”) foi cada vez mais sendo atribuĂdo aos esforços de performance e BI.
Os esforços de trĂ¡fego exigem o conhecimento de ferramentas como Google Analytics e Google Tag Manager para realizar esse acompanhamento, utilizando-se de dashboards como o prĂ³prio Google Data Studio, Qlik View, Tableau ou PowerBI para visualizar os resultados alcançados. Em algumas atribuições ainda mais prĂ³ximas dos esforços de BI, hĂ¡ tambĂ©m o requisito por ferramentas de gerenciamento de dados da Adobe como Adobe Analytics, Adobe Audience Manager e Adobe Media Optimizer, ou outras DMPs (Data Management Platforms).
Esses sĂ£o apenas alguns dos cargos mais comuns no mercado digital para quem possui o interesse em trabalhar com anĂ¡lise de dados. Assim como algumas ferramentas aparecem em mais de uma “funĂ§Ă£o”, estas tambĂ©m acabam se entrelaçando a depender da empresa ou da agĂªncia. Performance, monitoramento/listening e trĂ¡fego (web analytics) talvez sejam as ramificações de requisitos para as vagas de “Business Intelligence” ou “Data Strategy”, cujo diferencial geralmente estĂ¡ no acrĂ©scimo de algumas ferramentas mais robustas de gerenciamento de dados.
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