Nessa sequência de posts relacionados aos capítulos do livro Estudando Cultura e Comunicação Com Mídias Sociais, disponibilizado gratuitamente pela Editora IBPAD, apresentamos o capítulo “Que voz é essa? Identidade e Narrativa da Mulher Negra no Youtube” produzido por Dayana Souza, Analista de Business Intelligence.
O objetivo deste capítulo é de estimular discussões sobre como a narrativa das mulheres negras no youtube (histórias, vivências diárias, representações do cotidiano, desigualdade de gêneros e raça, etc.) impacta a estrutura social, política, entre outros ambientes, através de suas falas.
Para elaboração do capítulo foi realizada análise bibliográfica, afim de contextualizar cronologicamente como as mulheres negras vêm sendo representadas na sociedade, chegando ao ponto onde as próprias mulheres negras se impõe e se auto-representam através das mídias sociais, fazendo com que suas vozes ecoem cada vez mais em busca de respeito, como a autora afirma no estudo.
Outro ponto importante foi a análise de conteúdo realizada nos canais das youtubers para entender a narrativa utilizada. “Vale dizer que as interações nesses canais são de muitas outras mulheres negras, que veem suas demandas representadas por essas mulheres, o que fortalece a imagem de grupo e endossa a pertinência do discurso dessas “youtubers” negras.” (Souza, 2018, p. 104).