Pesquisas eleitorais para diversos cargos
Ano eleitoral chegou e Pesquisas Eleitorais é a diversão de todos os analistas políticos de plantão, sejam os profissionais ou não. Mas em um mundo de pesquisas para diversos cargos, qual é o melhor jeito para acompanhar todas as pesquisas?
Todo mundo pode até adorar criticar, achar que elas erram muito ou em alguns casos achar que elas favorecem candidatos(as) de esquerda ou de direita mas uma coisa é certa: todo mundo adora ir lá ver os números.
Com essa quantidade gigante de diversas pesquisas com métodos diferentes, elencamos algumas dicas para você não se perder.
1. Pesquisas Eleitorais registradas no TSE
O primeiro e mais importante de todos: o próprio site do TSE. Toda pesquisa eleitoral divulgada no Brasil precisa ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral, conforme Resolução Nº 23.600/2019. Os institutos de pesquisa informam contratante, valor, metodologia, amostragem e o questionário. As informações dos resultados não são armazenadas.
Mas o site é especialmente útil para você:
- Acompanhar os registros oficiais das pesquisas eleitorais
- Entender em detalhes a metodologia utilizada na pesquisa
- Ver os questionários aplicados e as suas diferenças (que as vezes são bem grandes)
- Saber quem contratou a pesquisa
Uma dica para quem programa em R, o pacote PesqEle pode te ajudar a fazer o download automático de todas as pesquisas.
2. Resultados das Pesquisas Eleitorais com Polling Data
Se você quer acompanhar os resultados das pesquisas eleitorais para presidente, governos estaduais e senado federal, o site Polling Data do estatístico Neale Ahmed El-Dash é ideal.
O site compila todos os resultados publicados de pesquisas eleitorais e inclusive desenvolve modelos utilizando estatística bayesiana para estimar a probabilidade de que ocorra segundo turno ou não e quem pode ser o vencedor do pleito.
3. Avaliação dos Institutos de Pesquisa
Agora, se você estiver procurando um lugar para ver os resultados das pesquisas eleitorais e uma forma de avaliar os diversos Institutos de Pesquisa, o time do Pindograma fez um trabalho incrível. Utilizaram uma metodologia transparente e objetiva para avaliar os mais diversos institutos.
Além do agregador de resultados, o site fez uma avaliação com menções (A, B, C, etc) dos Institutos de Pesquisa.
4. Aprender como funcionam e como aplicar as pesquisas eleitorais
A última dica é para quem quer trabalhar, fazer e aplicar Pesquisas Eleitorais. Lançamos pela segunda vez o nosso curso de Pesquisas Eleitorais com o Prof. André Jácomo. Já conferiram o curso?
São 12 horas de um curso bem prático. Os alunos ainda recebem um banco de dados de questões eleitorais (foram compiladas mais de 800 perguntas!) e um excelente modelo de relatório que fizemos com base na expertise nossa aqui no Ibpad.
---Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:
Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online