BolsoDoria nas eleições de São Paulo

Em 2018, João Doria (PSDB) foi eleito governador de São Paulo ao vencer Márcio França (PSB). E, durante o segundo turno, a campanha do candidato do PSDB foi marcada pelo slogan “BolsoDoria”, que estimulava o voto em Jair Bolsonaro, para presidente, e em João Doria, para governador.

No artigo “#BOLSODORIA2018: a incorporação do ethos de Bolsonaro ao discurso eleitoral de João Doria”, os pesquisadores Mateus da Cunha Santos e Maria Ivete Trevisan Fossá examinam os programas da campanha televisiva do candidato com o objetivo de compreender mais detalhadamente como ele se apropriou dos discursos e da imagem de Jair Bolsonaro. O trabalho foi publicado em 2021 na Revista Compolítica.

João Doria: Associação a ator político discrepante

A utilização da imagem e dos valores associados a outros políticos não é uma estratégia nova de campanha. O que chama atenção no caso de João Doria é que Jair Bolsonaro não era do mesmo partido e não tinha nenhuma relação com a carreira política do ex-governador de São Paulo.

Além disso, o trabalho desperta uma curiosidade. Doria fez diversas críticas ao governo Bolsonaro, especialmente em relação à gerenciamento da pandemia da Covid-19. Resta saber como ele vai se distanciar do BolsoDoria nas eleições de 2022.

Patriotismo, antipetismo e defesa da família do João Doria

Logo após o resultado do primeiro turno, João Doria declarou apoio a Jair Bolsonaro e prometeu “derrotar à esquerda no estado de São Paulo”, referindo-se ao seu adversário, o então governador Márcio França, que era do PSB, mas assumiu o cargo depois da renúncia de Geraldo Alckmin.

As cores verde e amarelo, associadas à campanha de Bolsonaro, passaram a fazer parte da identidade visual de Doria e o slogan BolsoDoria passou a ser utilizado.

Doria insistiu no discurso de que defenderia São Paulo das ameaças da esquerda, assim como Jair Bolsonaro defenderia o Brasil. As críticas a Lula e ao PT foram recorrentes. E João Doria buscou incorporar uma imagem de homem honrado, transparente e defensor da família — assim como Jair Bolsonaro.

Ênfase na segurança pública

Assim como fez Jair Bolsonaro, João Doria explorou o tema da segurança pública enfatizando discursos de força e ordem.

Algumas frases encontradas nos programas do candidato do PSDB são semelhantes aos discursos bolsonaristas: “segurança é polícia na rua e bandidos na cadeia”, “endurecer as leis”, “acabar com a saída de presos nos feriados”. Além disso, João Doria incorporou uma pauta tradicional a Jair Bolsonaro: a redução da maioridade penal.

Metodologia qualitativa

Os autores examinaram 11 programas da campanha televisiva de João Doria do segundo turno.

Em todos eles, houve menção direta a Jair Bolsonaro. A metodologia utilizada foi a Análise de Discurso, técnica qualitativa que procura identificar os sentidos da linguagem.

Os analistas do discurso entendem que as mensagens não possuem um sentido único e literal, mas podem ser interpretadas das mais diversas maneiras.

REFERÊNCIAS

SANTOS, M. C., FOSSÁ, M. I. T. #BOLSODORIA2018: a incorporação do ethos de Bolsonaro ao discurso eleitoral de João Doria. Revista Compolítica, v. 11, n. 1, 2021. Disponível em: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/447.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online