Selecionamos a dedo 3 exemplos de pesquisa qualitativa na Saúde para exemplificar o método qualitativo para que o leitor entenda como a pesquisa qualitativa se encaixa no mundo real.
O que é pesquisa qualitativa? Toque aqui para ir direto para o conteúdo completo.
Exemplos de pesquisa qualitativa na área da saúde
Entrevistas sobre o aleitamento materno
A pesquisadora Anna Beatryz da Silva e seus colegas utilizam a metodologia qualitativa para entender algumas questões sobre o aleitamento materno.
Através de entrevistas com 12 gestantes, os autores procuram discutir os benefícios da amamentação. O nome do artigo é “Experiência e atitudes de gestantes acerca do aleitamento materno” e ele foi publicado na Revista Brasileira em Promoção da Saúde.
A importância do acesso à informação para o aleitamento
Quando questionadas sobre os benefícios da amamentação, as entrevistadas mostram que sabem porque o aleitamento é importante para o bebê.
Contudo, elas desconhecem os benefícios que o processo pode trazer para a mãe (redução do risco de câncer de mama, perda do peso adquirido durante a gravidez, etc.).
Além disso, o desmame precoce acontece por falta de informação. Algumas mães pensam que o leite materno é fraco e não sabem fazer a pega correta.
Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?
Entrevistas com profissionais da saúde
A metodologia qualitativa foi utilizada por Liliane de Lourdes Silva e colegas para discutir a segurança dos pacientes na atenção primária à saúde.
Vinte e dois profissionais de enfermagem foram entrevistados sobre como reduzir riscos aos pacientes no momento do atendimento.
O nome do artigo é “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: percepção da equipe de enfermagem” e ele foi publicado na Revista Escola Anna Nery.
A estrutura precária das unidades de saúde reduz a segurança dos pacientes
As entrevistas mostram que os profissionais de enfermagem compreendem o conceito de segurança do paciente. Entretanto, a infraestrutura precária das unidades de saúde acaba ocasionando algumas falhas no atendimento.
Há unidades que ficam em prédios improvisados e que não estão adaptados para receber os pacientes. Além disso, a sobrecarga de trabalho também foi apontada como fator de risco.
Veja agora o artigo sobre Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais.
Grupo focal com pacientes oncológicos
O grupo focal foi a estratégia metodológica escolhida por Márcia Regina Fabbro e colegas para compreender a vivência de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
O grupo foi formado por sete mulheres entre 39 e 78 anos. O nome do texto é “Percepções, conhecimentos e vivências de mulheres com câncer de mama”. Ele foi publicado na Revista Enfermagem.
Importância do autoexame e os efeitos do câncer na autoimagem das mulheres
Todas as mulheres entrevistadas descobriram os nódulos mamários através de autoexames. E os efeitos da doença estão diretamente ligados aos papéis sociais impostos às mulheres.
A mastectomia e a queda de cabelos decorrente da quimioterapia prejudicam a autoimagem das pacientes, o seu relacionamento com o próprio corpo e a sua sexualidade.
Além disso, entre as principais preocupações no momento do diagnóstico estão as limitações no trabalho doméstico e no cuidado com a família.
Entendendo a fundo como pesquisa qualitativas como essas anteriores são feitas
Será que é tão difícil fazer uma pesquisa qualitativa como foi exemplificado anteriormente no texto? Bom, isso depende de alguns fatores.
---Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:
Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online