Selecionamos a dedo 3 exemplos de pesquisa qualitativa na Saúde para exemplificar o método qualitativo para que o leitor entenda como a pesquisa qualitativa se encaixa no mundo real.

O que é pesquisa qualitativa? Toque aqui para ir direto para o conteúdo completo.

Exemplos de pesquisa qualitativa na área da saúde

Entrevistas sobre o aleitamento materno 

A pesquisadora Anna Beatryz da Silva e seus colegas utilizam a metodologia qualitativa para entender algumas questões sobre o aleitamento materno.

Através de entrevistas com 12 gestantes, os autores procuram discutir os benefícios da amamentação. O nome do artigo é “Experiência e atitudes de gestantes acerca do aleitamento materno” e ele foi publicado na Revista Brasileira em Promoção da Saúde.

A importância do acesso à informação para o aleitamento

53
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

Quando questionadas sobre os benefícios da amamentação, as entrevistadas mostram que sabem porque o aleitamento é importante para o bebê.

Contudo, elas desconhecem os benefícios que o processo pode trazer para a mãe (redução do risco de câncer de mama, perda do peso adquirido durante a gravidez, etc.).

Além disso, o desmame precoce acontece por falta de informação. Algumas mães pensam que o leite materno é fraco e não sabem fazer a pega correta.

Qual a relevância do uso da pesquisa qualitativa e quantitativa?

Entrevistas com profissionais da saúde

A metodologia qualitativa foi utilizada por Liliane de Lourdes Silva e colegas para discutir a segurança dos pacientes na atenção primária à saúde.

Vinte e dois profissionais de enfermagem foram entrevistados sobre como reduzir riscos aos pacientes no momento do atendimento.

O nome do artigo é “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: percepção da equipe de enfermagem” e ele foi publicado na Revista Escola Anna Nery.

A estrutura precária das unidades de saúde reduz a segurança dos pacientes

As entrevistas mostram que os profissionais de enfermagem compreendem o conceito de segurança do paciente. Entretanto, a infraestrutura precária das unidades de saúde acaba ocasionando algumas falhas no atendimento.

Há unidades que ficam em prédios improvisados e que não estão adaptados para receber os pacientes. Além disso, a sobrecarga de trabalho também foi apontada como fator de risco.

Veja agora o artigo sobre Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais.

Grupo focal com pacientes oncológicos 

O grupo focal foi a estratégia metodológica escolhida por Márcia Regina Fabbro e colegas para compreender a vivência de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

O grupo foi formado por sete mulheres entre 39 e 78 anos. O nome do texto é “Percepções, conhecimentos e vivências de mulheres com câncer de mama”. Ele foi publicado na Revista Enfermagem.

Importância do autoexame e os efeitos do câncer na autoimagem das mulheres

Todas as mulheres entrevistadas descobriram os nódulos mamários através de autoexames. E os efeitos da doença estão diretamente ligados aos papéis sociais impostos às mulheres. 

A mastectomia e a queda de cabelos decorrente da quimioterapia prejudicam a autoimagem das pacientes, o seu relacionamento com o próprio corpo e a sua sexualidade.

Além disso, entre as principais preocupações no momento do diagnóstico estão as limitações no trabalho doméstico e no cuidado com a família.

3 exemplos de pesquisa qualitativa em psicologia.

Entendendo a fundo como pesquisa qualitativas como essas anteriores são feitas

Será que é tão difícil fazer uma pesquisa qualitativa como foi exemplificado anteriormente no texto? Bom, isso depende de alguns fatores.

Mas para facilitar o estudo de quem é o nosso leitor, selecionamos a dedo 5 publicações especiais para se aprofundar em análise qualitativa.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online