Em teoria, a ideologia é um conjunto de crenças e valores que direcionam opiniões e ações de uma pessoa ou comunidade. Aplicando esse entendimento no parâmetro eleitoral, a ideologia pode influenciar no comportamento dos eleitores, isto é, na forma como as pessoas escolhem em quem votar. 

As políticas e propostas dos candidatos e partidos tendem a ser influenciadas pela ideologia, pois geralmente os eleitores tendem votar em candidatos e partidos que compartilham suas crenças e valores ideológicos. Portanto, se um candidato tem uma ideologia conservadora, provavelmente irá realizar campanhas e um mandato com políticas conservadoras, enquanto um candidato de ideologia progressista apoiará política progressistas. 

É importante citar que as crenças e valores individuais podem ser complexos e multifacetados e que os eleitores podem avaliar outros fatores, além de ideologia, na hora de escolher seu candidato.

Porque votamos como votamos?

Existem diversos fatores que influenciam nossas tomadas de decisão, realizamos um resumo das principais razões:

  • Cidadania: votar é uma forma de exercitar a cidadania e contribuir para a tomada de decisões importantes que afetam a sociedade.
  • Interesses pessoais: as pessoas podem votar para defender seus próprios interesses econômicos, sociais e políticos.
  • Representação: o voto é uma forma de escolher os líderes e representantes políticos que melhor representam as crenças e valores das pessoas.
  • Participação: através do voto podemos nos envolver no processo democrático e participar da tomada de decisões políticas.
  • Mudanças: votar é uma forma de promover mudanças e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
  • Responsabilidade: votar é uma forma de cumprir com as responsabilidades civis. O voto interfere nos destinos da coletividade e influência o futuro imediato e o das próximas gerações.

Metodologias do Comportamento Eleitoral

Para estudar toda a lógica do voto  podemos aplicar diferentes metodologias, as mais conhecidas são: estudos de opinião pública, análise de dados eleitorais, entrevista qualitativas, experimentos, análise de discurso. Cada metodologia possui suas particularidades, confira um resumo sobre elas:

  • Estudos de opinião pública: Esta metodologia aplica pesquisas com amostras, para coleta dados da população, de modo a medir a opinião dos eleitores sobre questões políticas e eleitorais. Essas pesquisas podem incluir perguntas sobre crenças e valores ideológicos, opiniões sobre candidatos e partidos políticos, e intenções de voto.
  • Análise de dados eleitorais: Envolve o uso de dados estatísticos sobre o comportamento eleitoral, como taxas de votação, resultados de eleições passadas, perfil demográfico dos eleitores, entre outros, para compreendas as tendências e padrões do comportamento eleitoral.
  • Entrevistas qualitativas: A metodologia de entrevistas qualitativas consiste em conversar com grupos de eleitores e coletar informações detalhadas e contextualizadas sobre suas opiniões e escolhas eleitorais. Em nosso curso de Pesquisa Qualitativa você tem acesso à gravação de dois grupos focais exclusivos sobre temas políticos durante as Eleições de 2022. 
  • Experimentos: Criam-se grupos experimentais e de controle, para testar a eficiência de uma mensagem ou campanha, por exemplo.
  • Análise de discurso: Essa metodologia envolve a análise dos discursos dos candidatos, dos partidos políticos, e da mídia para identificar as crenças e valores que eles promovem e como isso pode afetar a escolha dos eleitores.
  • Estudos de caso: é a metodologia de selecionar um caso específico de estudo, visando obter uma visão detalhada e profunda sobre o tema em questão.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Durante esse artigo citamos alguns cursos que irão elevar seus conhecimentos sobre o comportamento eleitoral e a ideologia do voto. Confira:

  • Entenda Lógica do voto: Aprenda a Lógica do Voto e entenda porquê candidatos ganham ou perdem eleições e como se explica a escolha dos eleitores.
  • Pesquisa Qualitativa: Aprenda na prática o processo das Pesquisas Qualitativas com Grupos Focais, do briefing inicial, formação e moderação de grupo focal à apresentação de resultados eficientes para o seu candidato.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online