Pesquisas eleitorais são desenvolvidas para ajudar os eleitores a identificar quem é o favorito na corrida eleitoral e também auxiliar candidatos e partidos a compreender a opinião pública sobre sua candidatura e/ou mandato. 

Existem diversas metodologias de pesquisas eleitorais, as mais utilizadas são: 

  • Pesquisas de intenção de voto: Essas pesquisas perguntam aos eleitores qual candidato ou partido eles pretendem votar.
  • Pesquisas de opinião: Essas pesquisas perguntam aos eleitores sua opinião sobre os candidatos, as propostas de campanha e outros assuntos relacionados às eleições.
  • Pesquisa Qualitativa: Esse tipo de pesquisa consiste na compreensão de opiniões, crenças e comportamentos dos eleitores.
  • Estudos de rejeição: Esses estudos medem o número de pessoas que se recusam a votar em um determinado candidato ou partido.
  • Estudos de clivagem: Esses estudos analisam como diferentes grupos de eleitores, como diferentes faixas etárias ou grupos socioeconômicos, apoiam diferentes candidatos ou partidos.
  • Estudos de eleitorado: Esses estudos analisam as características demográficas dos eleitores, como idade, renda, educação e gênero.
  • Sondagens exit polls: Essas pesquisas são feitas para saber quem foi o voto dos eleitores logo após as urnas serem fechadas, e assim conseguir uma estimativa antecipada do resultado das eleições.

Metodologias de Pesquisas de Intenção de Votos

As pesquisas de intenção de voto são frequentemente usadas para compreender qual candidato ou partido tem a maioria do apoio, portanto, provavelmente irão vencer as eleições. Isso pode ajudar os eleitores a decidir em quem votar e também pode influenciar a estratégia de campanha dos candidatos e dos partidos.

Metodologias de Pesquisas Opinião

As pesquisas de opinião, são as mais populares, servem para entender como os eleitores se sentem sobre questões específicas, como propostas de campanha ou o desempenho atual dos candidatos. Muitos partidos e candidatos aplicam essas pesquisas durante seus mandatos para acompanhar seu desempenho. Pesquisas de opinião ajudam os candidatos a saber quais propostas são mais populares e devem ser enfatizadas nas campanhas e comunicação durante o mandato.

Muitos veículos de comunicação realizam as pesquisas de opinião durante campanhas eleitorais: elas podem ajudar os eleitores a entender melhor como outros eleitores se sentem sobre questões importantes, ajudando os veículos a fornecer informações e cobertura informativa mais precisa e completa durante esse período. 

Se você quer conhecer as percepções dos eleitores sobre as situações sociais, políticas e econômicas de uma dada localidade, seja um país, um estado ou uma cidade, acesse nosso curso de Pesquisa de Opinião e aprenda quais perguntas realizar e como analisar as respostas.

Metodologias de Pesquisas Qualitativa

A pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que tem como foco a compreensão de opiniões, crenças, comportamentos e experiências subjetivas de indivíduos ou grupos a partir de uma amostra de uma “população”. Ela é realizada por meio de métodos como entrevistas, observação participante e análise de documentos, sendo utilizada para explorar questões complexas e não quantificáveis. Geralmente dá ênfase à interpretação e à compreensão do significado dos dados coletados.

É útil em uma variedade de campos, incluindo ciências sociais, psicologia, negócios e saúde, entre outros. Além disso, serve também para complementar ou contrastar os resultados obtidos em pesquisas quantitativas, dessa forma permite que tenha uma visão mais completa e detalhada do assunto trabalhado.

Nas campanhas eleitorais, pode ajudar a entender as opiniões e prioridades dos eleitores, além de mostrar como eles percebem os candidatos e suas propostas. Quer saber mais? Acesse o nosso curso de Pesquisa Qualitativa com Grupos Focais e tenha insights sobre como seu candidato deve se comunicar e se portar diante das pessoas e nas redes sociais.

Metodologias de Estudo de Rejeição

Os estudos de rejeição, clivagem e eleitorado fornecerem informações os candidatos e partidos que ajudam a identificar quais grupos de eleitores precisam ser atraídos para vencer as eleições, por exemplo áreas geográficas que precisam ser alvo de campanhas. 

COMO APLICAR PESQUISAS ELEITORAIS

Para realizar pesquisas eleitorais, podemos aplicar diversas metodologias, cada uma com suas particularidades. Algumas das metodologias mais utilizadas são:

  • Entrevistas por telefone: Nesta metodologia, os entrevistadores ligam para os eleitores e fazem perguntas. Este é um método tradicional e amplamente utilizado, mas pode ser caro e tem a desvantagem de que muitas pessoas não respondem às chamadas ou não têm telefone.
  • Entrevistas por inquérito: Os eleitores são entrevistados pessoalmente, geralmente em suas casas. Este método é mais preciso do que as entrevistas por telefone, mas é mais caro e requer mais tempo para ser realizado.
  • Entrevistas online: Os eleitores são entrevistados via internet. Este é um método cada vez mais popular, pois é mais barato e rápido do que as entrevistas por telefone ou inquérito. No entanto, a amostra deve ser cuidadosamente selecionada para incluir apenas pessoas com acesso à internet.
  • Estudos por amostragem por conveniência: Os entrevistadores entrevistam as pessoas que estão disponíveis no momento e no local onde estiverem. Isso geralmente leva a uma amostra com viés, e na maioria das vezes as pessoas que são entrevistadas são mais dispostas a responder perguntas, o que gera resultados que podem diferir dos resultados reais.
  • Estudos por amostragem estratificada: É feita uma seleção aleatória dentro de grupos estratificados, como faixas etárias, gênero, renda, entre outros, para a amostra ser mais representativa possível.

Cada metodologia tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, e a escolha da metodologia depende do objetivo da pesquisa e do orçamento disponível. 

Se você deseja se especializar nesse setor, conheça nossos cursos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Ou, caso queira aplicar uma pesquisa para compreender seu eleitorado, entre em contato conosco!

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online