*Por Victor Leal
Atualizado em 08.07.2021.
Muitas vezes a gente não tem tempo. Essa é uma verdade pra todo mundo que trabalha nas equipes de relações institucionais e governamentais além das muitas assessorias parlamentares e consultorias espalhadas por Brasília e fora daqui.
Em plena quarta-feira de manhã, você acabou de pisar no escritório e precisa organizar a lista dos deputados que fazem parte daquela Comissão da Câmara, PRA ONTEM, buscando alterações na composição, pra ver se aquele deputado simpatizante ao seu tema pode estar por lá. Enfim, diversos motivos.
Meu amigo, você vai mesmo copiar e colar informação de dentro das páginas das comissões?
Tem uma forma muito mais fácil pra fazer isso que, depois de um pouco de prática, você consegue terminar em 5 minutos.
Que o site da Câmara fornece a grande maioria dos dados de tramitação de projetos, composição de comissão, composição da Casa e mais uma infinidade de informações através do Dados Abertos, você já deve saber. Se não, dá uma olhadinha que é bem legal.
Agora, pra nós, reles mortais, não programadores, aquele monte de letrinha colorida que mistura palavra em inglês com palavras sem espaço é sânscrito, no mínimo.
Mas, tem um jeitinho de pegar essas informações e jogar numa tabela Excel.
Vamos começar.
Você vai entrar nesse link:
http://www.camara.leg.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterOrgaos
E vai aparecer essa tela:
Calma, respira. Não é vírus nem erro!
Repara que cada Comissão, cada órgão, está listado ali? Esses órgãos, como tudo na base de dados da Câmara, ganham um Código Identificador ou ID, que vai acompanhar ele em toda informação que tenha alguma conexão.
Vamos supor que aquela Comissão que precisa saber a composição é a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC ou CCJ, para os íntimos). Você vai “Localizar na Página” a Comissão (Ctrl + F).
Vamos guardar esse “ID=2003”.
Agora você já sabe como a base de dados da Câmara chama essa Comissão e pode saber mais sobre ela.
Vamos entrar em outro link:
http://www.camara.leg.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterMembrosOrgao?IDOrgao=
Repare na última parte do link, ele pede o ID do órgão que você quer Obter seus Membros componentes. Cole o ID do órgão ali, no nosso caso, 2003.
http://www.camara.leg.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterMembrosOrgao?IDOrgao=2003
Vai aparecer essa tela:
Agora, você vai me perguntar que utilidade tem essa coisa toda. Tem o nome de alguns deputados ali, mas desse jeito é melhor ir na página da Comissão, não é?
Errado. Porque o Excel já arruma grande parte disso pra gente.
Abrindo uma planilha nova no excel, você vai entrar na aba dados:
OBS.: Algumas vezes, dependendo da versão do Excel, algumas coisas podem estar diferentes. Esse é a versão 2013. Mas esses botões que vamos apertar estão em todos. Portanto, sem pânico.
Em seguida vamos selecionar Obter Dados Externos -> Da Web
Ao clicar no botão vai aparecer uma janela como se fosse um navegador de internet. Lembra daquele link da Comissão? Vamos colar no campo “endereço”.
Aparecendo as mesma informações que vimos no navegador.
Agora a mágica acontece! Clicando em importar, depois de duas caixas de diálogo que devemos confirmar, vai aparecer algo parecido com isso:
Tá, isso não é exatamente o que a gente precisa. Mas se você for até o fim da página à esquerda, estarão listados todos os titulares:
E descendo na tabela você terá todos os membros suplentes da CCJC:
Agora você pode tirar tudo isso daí, colocar em uma outra tabela, fazer o que quiser e organizar como bem entender e dar ênfase à informação que precisa.
Brincadeiras à parte, sabemos que há outras mil formas de obter essas mesmas informações. Esse é só um atalho interessante que a gente começa a aprender com a familiaridade no trato com as ferramentas, formas e análise de Dados.
Particularmente, tive que fazer duas vezes a aula de “Dados para Relações Governamentais” pra entender. Mas se eu, com toda minha dificuldade, consegui aprender e aplicar isso no meu cotidiano de trabalho, por que você não vai conseguir?
*Victor Leal, formado em Ciência Politica pela UnB, concluindo o MBA em Relações Governamentais pela FGV. Aluno dos cursos de Dados pra Relações Governamentais do IBPAD
Inscreva-se no curso de Dados para Relações Governamentais (online). Últimos dias!
Para descobrir ainda mais como essas distinções funcionam na prática, inscreva-se no novo curso de Dados para Relações Governamentais! Você vai aprender como operar ferramentas e a fazer análises que oferecem insights valiosos para sua atuação no mercado. As inscrições estão abertas neste link.
---Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:
Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online