Mensagens e Fake news: Como tudo começou
As chamadas fake news começaram a ganhar visibilidade em 2016, durante a corrida presidencial nos Estados Unidos, da qual Donald Trump se tornou campeão. O ex-presidente começou a adotar o termo “fake news” para descrever o trabalho de jornalistas e analistas de mídia no geral, tornando o uso da expressão comum entre seus apoiadores e em escala global.
Dali em diante, espalharam-se como pragas por todo o planeta, e não foi diferente no Brasil. Os aplicativos de mensagens, espaços privativos por natureza, se mostraram terreno fértil para elas poderem crescer. Nessa situação, conhecer exatamente o teor e a proporção que elas ocupam é uma preocupação de analistas políticos, como também de qualquer defensor da democracia.
Foi pensando nisso que o Ideia desenvolveu, em parceria com a V-Tracker, uma ferramenta que fosse capaz de capturar o que se diz nesses aplicativos. Denominada por V-Groups, ela conta com um painel de monitoramento de 3,5 milhões de usuários que utilizam as redes fechadas, WhatsApp e o Telegram.
Dessa forma, nós do Ibpad – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, junto com o instituto de Pesquisa IDEIA, realizamos um estudo chamado “A corrida do WhatsApp: Marcas, fakes e uma nova fronteira de dados”. Nela conseguimos quantificar, pela primeira vez, o teor e a proporção que essas mensagens de cunho político ocupam no WhatsApp e no Telegram. Para o estudo, foram selecionados desse painel, de forma aleatória, 5.761 usuários previamente cadastrados.
Principais insights políticos para sua campanha eleitoral
De acordo com o levantamento, 11% dos brasileiros afirmaram receber mensagens políticas diariamente no WhatsApp, das quais mais de 1 em cada 4 é falsa.
“Vale lembrar que fizemos essa pesquisa em uma época em que não estavam ocorrendo eleições. É muito provável que esses números sejam bem maiores em períodos eleitorais”, destaca Cila Schulman, Diretora-Executiva do v-Groups.
Além disso, vimos que as mensagens sobre política também têm um alvo certo: os homens. Eles são a maioria dos destinatários, tendo em vista que recebem 9% mais mensagens sobre política do que as mulheres e também são os que mais recebem mensagens duvidosas sobre o tema (13% mais do que as mulheres).
Os principais temas abordados nas fake news são polarização ideológica e legislação e normas, como mostra o gráfico abaixo.
Fonte: A corrida do WhatsApp, v-Groups
Como se proteger em período eleitoral das Fake News
À vista disso, os políticos precisam estar atentos às disseminações de informações falsas a seus respeitos, ainda mais nos períodos de eleição. Atualmente, é de extrema importância entender quais são as notícias que cercam os eleitores e o v-Groups permite que eles tenham acesso em primeira mão ao que realmente circula nos grupos políticos, abrindo um novo campo de possibilidades para suas campanhas eleitorais.
Assim, funciona através da análise de tendências, identificação de tópicos emergentes e monitoramento da percepção pública sobre diferentes temas, tudo isso respeitando as normas de privacidade e ética.
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Sobre o IBPAD
O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro independente de pesquisa e formação de analistas e pesquisadores nas áreas de Pesquisa, Opinião Pública e Comunicação Digital. O foco do Instituto é a aplicação e o ensino de técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica para atuação no mercado.
Sobre o Instituto de Pesquisa IDEIA
O IDEIA é uma consultoria de opinião pública que realiza análises 360º em qualquer lugar do mundo. Fundado em 2011 pelo economista e PhD. em Economia e Política do Setor Público Maurício Moura, o grupo IDEIA nasceu com a finalidade de prover inteligência competitiva para empresas, órgãos públicos, associações de classe e campanhas de opinião pública. O IDEIA inova na forma de realizar pesquisas, integrando diferentes fontes de informação: pesquisas telefônicas, presenciais e monitoramento de redes sociais, combinando tecnologias e metodologias sob a supervisão e consultoria de profissionais altamente reconhecidos por suas capacidades de diagnóstico, inovação e promoção de conhecimento. A união de técnicas tradicionais e modernas com o expertise da equipe já rendeu ao IDEIA inúmeros prêmios nacionais e internacionais.
Cila Schulman:
Jornalista e administradora de crises de reputação, com especialização em gerenciamento de campanha eleitoral pela George Washington University. Já coordenou e participou da estratégia de mais de 50 campanhas políticas no Brasil e no exterior. Diretora-executiva do v-Groups, presidente do PiniOn Social e CEO do Ideia Instituto de Pesquisa.
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