Já pensou em personalizar a sua comunicação? Fazer isso pode ser a chave para o sucesso da sua campanha eleitoral.

Com os avanços tecnológicos e a ascensão dos aplicativos de mensagens como plataformas primárias de comunicação, surge uma pergunta crucial: como a personalização pode realmente aumentar a eficácia das campanhas políticas? O estudo realizado pela v-Groups, nova ferramenta de monitoramento político do Ibpad, traz tudo o que você precisa saber.

Personalização: mais do que uma tendência, uma necessidade

Em um mundo saturado de informações, criar conteúdos personalizados ajuda a cortar o ruído e a entregar informações que se conectam diretamente às preocupações e interesses individuais dos eleitores. 

Com a v-Groups, é possível segmentar o eleitorado com base em dados comportamentais coletados nas plataformas mais utilizadas de mensagem no país, WhatsApp e Telegram, o que aumenta a relevância da mensagem e também fortalece o vínculo entre candidatos e eleitores.

O poder dos dados na personalização

Utilizando um robusto painel de monitoramento com mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados, a ferramenta analisa o conteúdo das conversas e identifica padrões de interesse e preocupações entre diferentes grupos demográficos. Essa análise permite que as campanhas políticas desenvolvam mensagens personalizadas que abordam questões específicas de interesse para segmentos particulares do eleitorado.

Por exemplo: o estudo descobriu que 25% das mensagens políticas no WhatsApp e Telegram são percebidas como duvidosas pelos usuários, o que indica uma oportunidade de oferecer conteúdo verificado e confiável que possa esclarecer dúvidas e combater a desinformação. Adicionalmente, adaptar a comunicação para abordar tópicos específicos que ressonam com diferentes faixas etárias ou regiões geográficas pode aumentar significativamente o engajamento e a eficácia da mensagem.

Com a v-Groups, estrategistas políticos têm à disposição não apenas dados, mas informações que podem direcionar decisões de comunicação mais inteligentes, construindo uma base eleitoral mais informada e engajada.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online