Os livros que traçam a história das pesquisas de opinião – que posteriormente deram início às pesquisas eleitorais – como Survey Research in the United States (1987), de Jean Converse, mostram que suas origens se encontram no final do século XIX, na Inglaterra, em levantamentos que buscaram mapear as condições sociais e de vida dos britânicos. 

Mas, no início do século XX, elas já estavam sendo utilizadas em outros países, como os Estados Unidos, tendo em vista diferentes propósitos, como estudos acadêmicos sobre comportamento na área de psicologia.

Pesquisa eleitoral existe há mais de 100 anos   

Segunda Guerra mundial e a opinião dos eleitores sobre o conflito

As pesquisas de opinião tornaram-se bastante populares no século XX. 

55
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

Além do seu uso acadêmico, na primeira metade do século elas foram utilizadas para coletar informações sobre os problemas nacionais durante os anos 1930 e o ânimo dos cidadãos durante a II Guerra

Mas foi a partir dos anos 1960, principalmente, que as pesquisas de opinião passaram a ser cada vez mais utilizadas, seja para pesquisas acadêmicas, de mercado, na política, em campanhas eleitorais e até mesmo por presidentes da República. 

O legado de Lazarsfeld e Gallup

Os expoentes das modernas pesquisas de opinião podem ser encontrados tanto nos ambientes acadêmicos, quanto no mercado. 

Dois nomes que valem a pena mencionar são Paul F. Lazarsfeld e George Gallup. 

Mas é importante frisar que vários dos expoentes do mercado tiveram uma formação acadêmica robusta em técnicas de pesquisa de survey. 

Hoje existem centros de excelência vinculados a universidades, centros independentes de pesquisas sociais, organizações dedicadas a realizar pesquisas de opinião em países dos cinco continentes e escolas de formação em técnicas de elaboração e análises de dados de surveys.

E se você quer se aprofundar ainda mais em pesquisa eleitoral deixaremos um pequeno recorte do que é uma pesquisa eleitoral, porém se você quiser ver o artigo completo clique aqui(link).

O que é uma pesquisa eleitoral

Pesquisa eleitoral é essencialmente pesquisa de opinião pública, que é levantamento sistemático de informações realizado através de perguntas de um questionário que busca coletar a opinião, o comportamento, os valores, as atitudes e os hábitos das pessoas a partir de uma amostra de uma “população”. 

Esta pode ser composta tanto por pessoas de um determinado lugar – um país, um estado ou uma cidade –, quanto de um grupo específico – empresários, políticos ou consumidores de um produto.

Como o próprio nome diz, pesquisa eleitoral tem um foco específico, que são as eleições, ou melhor, as opiniões e preferências dos eleitores sobre tudo o que envolve a disputa: 

  • A percepção dos problemas que as pessoas enfrentam; 
  • A avaliação das políticas públicas; 
  • A imagem dos candidatos; 
  • Os valores, a ideologia e a afinidade com os partidos político; 
  • E, claro, acima de tudo, as intenções de voto para os cargos em disputa. 

Quem faz a pesquisa eleitoral?

Na grande maioria das vezes, a pesquisa eleitoral é realizada por empresas do mercado, conhecidas como institutos de pesquisa. 

Geralmente, tais empresas são especializadas em pesquisas de opinião no sentido amplo e atuam não apenas em períodos eleitorais, pois sua expertise na elaboração, aplicação e análise de dados coletados a partir de questionários estruturados permite a coleta de informações sobre produtos do mercado, hábitos dos consumidores em diversos segmentos, governos ou temas de interesse público. 

Mas existem, também, pesquisadores ligados a universidades ou organizações que realizam, com alguma frequência a pesquisa eleitoral.

As 5 publicações para se aprofundar em Pesquisa Eleitoral

Pesquisa Eleitoral com A Cabeça do Eleitor

A cabeça do eleitor

Livro importante e bastante didático que aborda diversos aspectos fundamentais da elaboração de pesquisas eleitorais, como por exemplo: a amostra, o questionário, o trabalho de campo e a análise dos resultados. Também traz exemplos de perguntas e de questionários eleitorais.

Almeida, A. (2008). A cabeça do eleitor. Editora Record. 

metodos de pesquisas de survey

Métodos de Pesquisa de Survey

Um dos principais livros traduzidos para o português sobre a elaboração de perguntas e a construção de questionários. Consegue explicar, de uma forma simples e didática, as principais tecnicalidades que envolvem tanto a produção de um bom enunciado e das opções de resposta, quanto formas adequadas de analisar cientificamente os dados coletados. 

Babbie, E. (2003). Métodos de Pesquisa de Survey. UFMG.

como eleitor escolhe o seu prefeito

Como o Eleitor Escolhe o Seu Prefeito: Campanha e Voto nas Eleições Municipais

Embora não trate especificamente da a elaboração de perguntas ou da construção de questionários, esse livro é uma referência para o entendimento de como se usam as pesquisas eleitorais de modo técnico e prático, principalmente para se pensar estratégias de campanha e compreender os resultados das eleições. 

Lavareda, A., & Telles, H. de S. (Orgs.). (2011). Como o Eleitor Escolhe o Seu Prefeito: Campanha e Voto nas Eleições Municipais. Editora FGV.

survey research united states

Survey Research in the United States

Principal livro já escrito sobre a história e a evolução das pesquisas de survey nos Estados Unidos. Uma leitura obrigatória para os interessados no tema. 

Converse, J. M. (1987). Survey Research in the United States. Roots and Emergence, 1890-1960. University of California Press. 

survey methodology

Survey Methodology

É um livro mais técnico, o que pode exigir um pouco mais na leitura e na compreensão das discussões. Ainda assim, é uma obra de referência para diversos pesquisadores que trabalham com metodologia de survey. Cobre tanto questões sobre contrução e avaliação de perguntas, condução de entrevista e análise de dados, quanto de técnicas de amostram.

Groves, R. M., Fowler, F. J. J., Couper, M., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangea, R. (2004). Survey Methodology. John Wiley & Sons.

 

 

the oxford hadnbook

The Oxford Handbooks of American Elections and Political Behavior. Oxford University Press.

Embora tenha os Estados Unidos como foco, essa coletânea traz artigos de uma série de pesquisadores renomados sobre diversos temas relacionados à elaboração e análise de pesquisas eleitorais, seja do ponto de vista de técnicas estatísticas, seja em relação às teorias de decisão do voto. 

Leighley, J. E. (Org.). (2010)

https://amzn.to/3P63TAp

 

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online