O consumo digital está na moda e não estamos falando apenas que ele é uma tendência de momento, mas que os consumidores possuem mais intenções de comprar artigos de vestuário em lojas online. Esse foi um dos principais insights que apresentamos no estudo “O Comportamento do Consumidor Digital Brasileiro”, lançamento do Estudo IBPAD, spin-off da nossa área de Pesquisa e Insights.
Consumo Digital: 28% dos consumidores digitais tem intenção de comprar itens de vestuário
28% dos consumidores têm intenções de fazer compras de artigos de vestuário em lojas online, acima das compras de Supermercado (25%) ou Saúde, Beleza e Bem-Estar (10%), que são itens de necessidades básicas e frequentes. Essa tendência apresenta a importância que a categoria teve nos últimos anos para o consumo do brasileiro em meio a pandemia e o surgimento de varejistas internacionais especializadas em moda.
Entre os principais diferenciais que fazem os consumidores escolherem por comprar itens de vestuário em lojas online e não nas grandes redes de lojas físicas, a praticidade de pesquisar por variedades de produtos, a possibilidade de preços mais acessíveis e a confiança na indicação de amigos estão entre os processos de tomada de decisão do consumidor.
Vestuário é departamento de compras com mais intenção de compras
Analisando os principais marketplaces atuantes no mercado brasileiro, a incidência do departamento de vestuário, onde 23 dos 28 varejistas possuem o segmento, totalizando 79% dos varejistas analisados. Na rede, há forte presença de lojistas especializados no segmento como Shopee, Shein, Netshoes e na rede, representando 14% da rede.
Estudos Ibpad: Para saber mais sobre o consumo digital e ter informações precisas para tomadas de decisões para atrair o público para o seu negócio, acesse a página do relatório “O Comportamento do Consumidor Digital Brasileiro”.