Analisando os principais sites de varejo online e relacionando os departamentos, foi possível gerar a rede das marketplaces utilizando a metodologia de análise de redes sociais, que apresenta estruturas organizadas e as relações entre si.
Mercado Livre é o principal site de varejo online no Brasil
O principal marketplace da rede é o Mercado Livre, sendo central e dele partem conexões para diversos departamentos, sendo vestuário principal. A presença central do Mercado Livre na rede confirma a sua presença no segmento, o principal player de mercado, com faturamento no mercado brasileiro de US$ 1,5 bilhão. Outros lojistas que concorrem com o ML no mesmo grupo temático são: Magazine Luiza, OLX, Extra e Americanas.
No segundo grupo temático aparecem varejistas que possuem forte atuação no mercado de eletroeletrônicos e com lojas físicas, como Ponto Frio, Carrefour e Casas Bahia. Essas lojas são sinônimos de eletrodomésticos e eletrônicos entre lojas físicas. No grupo participam ainda varejistas como Shoptime, Fast Shop, Buscapé e Kabum.
23 dos 28 marketplaces possuem departamento com itens de vestuário
A tendência de consumo entre os consumidores digitais aponta para compras de produtos de moda nos ambientes online das lojas. 79% dos marketplaces analisados no estudo “O Comportamento do Consumidor Digital Brasileiro” atuam no segmento varejista de modas. Na rede, os destaques estão por conta das lojas Shopee, Shein, Netshoes, entre outras. É possível observar ainda que esse cluster é formado por empresas majoritariamente do segmento de moda, como calçados com Netshoes, Centauro, Dafiti, e Zattini e roupas em geral com Kanui, Aliexpress e as já mencionadas Shopee e Shein.
Ainda sobre o mercado de moda e beleza, 40% dos consumidores veem como vantajosa a compra em ambiente digital pela possibilidade de melhores preços. A facilidade de encontrar promoções e o detalhamento das informações do produto trazem mais confiança no momento de realizar compras online.
Estudos Ibpad
Para saber mais sobre o consumo digital e ter informações precisas para tomadas de decisões para atrair o público para o seu negócio, acesse a página do relatório “O Comportamento do Consumidor Digital Brasileiro”.
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