História das API's

O ano de 2018 com certeza marcou – de forma negativa, infelizmente – a história das APIs das mídias sociais. Depois de tantos escândalos (políticos) envolvendo o uso de dados de maneira irresponsável, o conglomerado do Facebook teve que agir publicamente na tentativa de argumentar que – pelo menos a partir daquele momento – estaria mais comprometido com a privacidade e os dados de seus usuários.

Toda essa confusão afetou diretamente o mercado de monitoramento de mídias sociais, que viu sua fonte de dados secar ainda mais. Sob um olhar mais abrangente, podemos afirmar que qualquer pessoa – pesquisador(a) independente ou acadêmico(a) – que trabalhe com dados de mídias sociais acabou sofrendo com as últimas decisões da empresa. Essa realidade, entretanto, já não é novidade: nos últimos anos, mudanças drásticas na API já apontavam para restrições mais severas.

Para acompanharmos como toda essa história foi se desenvolvendo durante os anos, fizemos um breve levantamento sobre a história das APIs no contexto do monitoramento e pesquisa em mídias sociais. Embora o foco seja o Facebook – devido à relevância tanto em termos de popularidade quanto de restrições técnicas –, também situamos o Twitter, o Instagram e o YouTube nessa história. Ao final, questionamos em tom reflexivo e provocativo: o que o futuro nos guarda?

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