Ranking dos Políticos foi feito pois o debate político, bastante esperado pelos brasileiros neste ano, que é eleitoral, já acontece nas redes sociais.
Com isso em mente, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) se uniu ao Núcleo Jornalismo, criador do Monitor Nuclear, que monitora centenas de políticos brasileiros, e mapeou a conversa de 544 personalidades e políticos parlamentares do país no Twitter.
Como resultado, lançam o primeiro Principais vozes do Congresso no Twitter em 2021 e o Ranking dos Políticos, mapeamento que identificou os congressistas mais influentes na conversa sobre política no Twitter e os ranqueou.
O resultado do ranking dos políticos pode ser observado com a visualização de um grafo, representação visual que mostra a conexão entre os perfis e as interações de menções, citações e retuítes entre políticos congressistas brasileiros relacionados nos perfis mapeados no período analisado.
Para Jaqueline Buckstegge, Diretora de Operações do IBPAD, a opção por uma metodologia relacional, que resulta neste tipo de visualização de grafo, vem da compreensão de “que o ambiente digital é um organismo de interação e que tal elemento precisa ser mensurado em rankings. Quando priorizamos a mensuração, não estamos falando apenas de métricas simples, como número de seguidos e engajamento, que hoje podem ser compradas. Aqui, estamos inserindo parâmetros como articulação e autoridade, essenciais para entender a presença e força digital dos atores”.
Critérios Utilizados Para Fazer o Ranking Dos Políticos
Para o ranking dos políticos, foram considerados 503 perfis de parlamentares do Congresso Nacional, ativos no ano de 2021 na rede social e categorizados em quatro agrupamentos de proximidade:
1. Parlamentares da Direita Política, representado 32,35% da rede;
2. Parlamentares da oposição e do apoio condicionado, em 22,43%;
3. Novas conexões entre parlamentares, em 12,7%;
4. Parlamentares da Esquerda Política, presentes em 11,95% da rede.
Para cada agrupamento, foram gerados quatro rankings: o primeiro, geral, cujos nomes de destaque são apresentados em ordem alfabética; e três rankings por métrica de influência: um de popularidade, um de articulação, e um de autoridade – nesses três casos, os nomes aparecem ordenados.
Outros quatro rankings foram feitos considerando a rede completa e todas as conexões existentes. Assim, encontramos os políticos mais influentes levando em consideração todos os agrupamentos.
Principais Vozes no Congresso Segundo o Ranking dos Políticos
União Brasil (UNIÃO) e Partido dos Trabalhadores (PT) se destacam na análise e são os partidos que mais aparecem nos rankings do Principais Vozes no Congresso.
Partidos pequenos conseguiram ocupar posições de destaque nos rankings por meio de parlamentares com forte presença na rede social, como Marcelo Freixo (PSB), Jandira Feghali (PSOL) e Randolfe Rodrigues (REDE).
Considerando todos os grupos mapeados, e levando em consideração o cruzamento das métricas de popularidade, autoridade e articulação, encontramos dez nomes importantes e influentes no debate político. Abaixo, você confere o ranqueamento em ordem alfabética.
Em popularidade, o senador Romário (PL) aparece no topo da listagem, já em autoridade, encontramos o deputado federal Alexandre Padilha (PT); e em articulação, a deputada federal Carla Zambelli (PL).
Confira todos os nomes no ranking dos políticos, aqui.
Polarização: o cenário da esquerda e da direita
Quando analisamos os agrupamentos, vemos que no agrupamento de políticos de esquerda, os congressistas do Partido dos Trabalhadores (PT) são maioria e se conectam a congressistas de outros partidos como DEM e SOLIDARIEDADE no mesmo agrupamento, e a congressistas do PSB e PSOL do agrupamento de oposição e o apoio condicionado.
Os membros do Partido dos Trabalhadores dominam o ranking de autoridade deste grupo, que é o agrupamento com o maior grau de articulação dos agrupamentos analisados e indica que seus membros apresentam alta capacidade de disseminação de ideias no Twitter.
No lado do debate da direita, a família Bolsonaro apresenta centralidade nas discussões tratadas pela direita brasileira.
Os filhos do atual presidente da República e membros da base governista alimentam pautas da extrema-direita brasileira na rede social e ocupam posições de destaque nos rankings de popularidade e articulação deste agrupamento, com Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PSL) em evidência.
Acesse o ranking dos políticos completo e os detalhes de todos os outros aqui.