O discurso da posse do presidente no Congresso Nacional é o primeiro rito presidencial e por meio dele que a população assimila o posicionamento do governo sobre questões políticas, econômicas e sociais. As análises textuais dos discursos podem nos auxiliar a entender os processos e momentos de transição do Brasil, em cada um dos três governos (2003 – início do primeiro mandato, 2007 – reeleição para segundo mandato e 2023 – mandato atual).

Comparações dos discursos por nuvem de palavras

A nuvem de palavras é uma das visualizações mais comuns ao se analisar textos e por si só não nos transmite muitas informações, mas direciona a análise. Utilizamos a frequência, repetição de um determinado termo no texto, e removemos as stopwords (palavras que não acrescentam informações a análise) para obter os dados do estudo consistente.

Na nuvem de palavras abaixo, observamos a presença de termos como “País”, “Brasil”, “Nacional” e “Povo”. Sendo que, o último termo foi utilizado para direcionar o discurso a todos os brasileiros, sem distinção de grupo, demais termos orbitaram essas temáticas principais.

nuvem palavra posse lula

A nossa análise busca comparar os três diferentes discursos realizados durante as posses do presidente, dividindo os termos mais frequentes do ano referente.

Ao comparar as palavras utilizadas no discurso presidencial de 2003, vemos forte apelo à transformação. É possível observar termos como desenvolvimento (em destaque), mudança, reforma (ao longo da nuvem). Essas mudanças são pautadas no desenvolvimento nacional, social e econômico do país.

Já em seu segundo mandato (discurso de 2007), os termos possuem conotação de necessidade e continuidade, com palavras como precisa, quero, receber, atreladas ao sentimento de que ainda há trabalho a ser realizado.

Em seu discurso mais recente, ocorrido em primeiro de janeiro de 2023, os termos possuem uma atmosfera de retomada do projeto de governo iniciado anteriormente e também críticas ao último governo eleito. Termos como reconstruir, destruição, proteção, promover são vistos na nuvem de palavras.

nuvem palavra posse lula mandatos

Dispersão Léxica

A dispersão léxica nos ajuda a entender se o termo foi utilizado ou não no discurso e em qual momento foram empregados.

Pautas sociais e econômicas são abordadas nos discursos

Primeiramente foram identificadas pautas que comumente são frentes de atuação políticas. Assuntos relacionados à “saúde” aparecem no final do documento do discursos em 2003, não há menção em 2007, estando presente novamente ao longo do discurso de 2023. As barras no gráfico abaixo representam a aparição de um ou mais termos buscados.

Para compreender o contexto em que os termos foram referidos ao longo do texto, observamos o emprego da pauta de “saúde” nos discursos separados por ano do mandato.

A tabela apresenta o termo “saúde” e os textos que precedem e aparecem após, com uma janela de cinco palavras ou símbolos.

Discurso em defesa de direitos democráticos e sociais

Busca pela defesa de direitos básicos e democráticos de justiça, defesa das leis e segurança foram abordados nos discursos ao longo dos mandatos. Porém, é possível observar que em 2023, as incidências dessas pautas foram diluídas ao longo de todos os documentos e mencionadas diversas vezes.

Navegue pela tabela abaixo para compreender o contexto dos termos ao longo do discurso.

Onde encontrar os discursos analisados?

Os documentos contendo os discursos dos dois primeiros mandatos podem ser encontrados no site da Biblioteca da Presidência da República, discursos de posse do presidente Lula e “Discurso de posse do presidente Lula no Congresso Nacional”, publicado no site oficial Lula e acessado no dia 04/01/2023, 16:55.

Para aprender a fazer análises como essas utilizado a linguagem de programação R ou outras técnicas de análise de texto, visite nossos cursos de Ciência de Dados com R ou Técnicas para Análise de Textos.