Segundo a Anbima, essa profissão “chegou para ficar”.
O Brasil conta com 515 influenciadores digitais falando sobre finanças e investimentos, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A quantidade de criadores de conteúdo financeiro mapeados pela entidade mais do que dobrou no segundo semestre do ano passado em relação aos primeiros seis meses de 2022.
Números do mercado de influenciadores de finanças
Dados | Fevereiro a dezembro de 2021 | 1º semestre de 2022 | 2º semestre de 2022 | Crescimento semestral do 2º semestre | Crescimento anual do 2º semestre |
Influenciadores | 277 | 255 | 515 | 102,0% | 85,9% |
Seguidores (milhões) | 92 | 94 | 166 | 76,1% | 81,1% |
Perfis | 612 | 581 | 1.257 | 116,4% | 105,4% |
Posts por mês (mil) | 37 | 31 | 46 | 47,3% | 24,9% |
Interações médias (mil) | 1,10 | 1,35 | 1,48 | 10% | 36,4% |
Fonte: Anbima
A alta é explicada por dois fatores. Além do surgimento de novos “influencers”, uma mudança na captação de dados da pesquisa passou a mapear mais perfis de finanças nas redes. Mas não foi só o número de influenciadores que cresceu.
A 4ª Edição do FInfluence, levantamento realizado pelo IBPAD para a ANBIMA a partir do monitoramento de social listening (escuta social pública) desses influenciadores, apontou que o engajamento (métrica que mapeia o quanto o público interage com esses conteúdos) e o número de seguidores também aumentou, mesmo no cenário de juros altos. A presença forte desses influenciadores nas redes sociais evidencia que essa classe de profissionais não é mais um fenômeno, e sim um segmento do mercado que se concretizou.
O desafio de ampliar o olhar e monitorar de forma estratégica mais de 500 influenciadores trouxe resultados satisfatórios. Além do engajamento social nas postagens de renda fixa, encontramos um salto na quantidade de perfis de influenciadores pequenos e médios, juntamente da consolidação de nomes grandes e gigantes já conhecidos da galera! O mercado se fortalece e chama a atenção de novos players! Apenas no Instagram, 67,6% dos perfis ativos são de influenciadores pequenos e médios. No Estudo FInfluencer passado, essa representação era de 48,7%.
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E acesse gratuitamente o estudo completo por no site anbi.ma/influenciadores4
3ª Edição do FInfluence
2ª Edição do FInfluence
1ª Edição do FInfluence