Pesquisa do IBPAD, em parceria com a Anbima, aponta crescimento de 6% em relação ao semestre passado.

Os influenciadores digitais de investimentos, os chamados finfluencers, somaram 176,3 milhões de seguidores em seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube ao final do primeiro semestre de 2023, segundo a quinta edição do FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, relatório publicado para a Anbima (a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).

O número representa um crescimento de 6% sobre a audiência de 165,6 milhões de seguidores sobre o final do ano passado. O relatório analisou 515 influenciadores de investimentos, que geraram 1,6 bilhão de interações, como comentários, compartilhamentos e curtidas.

influenciadores-de-investimento-comparacao Sobre o relatório

O FInfluence é um relatório que analisa o cenário dos influenciadores digitais de investimentos no Brasil, tendo como objetivo mapear e compreender quem são eles e como se comportam, além de mensurar o tamanho das audiências e os principais temas e como o público reage diante da produção de conteúdo desses players.

Além disso, é apresentado um ranking dos principais influenciadores da área, com base em uma metodologia que considera cinco critérios, sendo eles, popularidade (número de seguidores), engajamento médio (interações médias medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos), comprometimento (volume de publicações no período de monitoramento), autoridade (capacidade de um influencer em dominar um ou mais assuntos relacionados ao universo de investimentos, tornando-se referência) e articulação (poder de se conectar e interagir com o ecossistema de investimentos, com diferentes públicos e outros finfluencers).

Para ler a matéria na íntegra, acesse agora o site da ANBIMA, clicando aqui, ou leia pelo Metrópoles, clicando aqui.

Baixe o relatório completo da quinta edição do FInfluence aqui.