Com as seleções entrando em campo para disputar as quartas de final da Copa do Mundo da FIFA, cresce a expectativa sobre quem será o campeão deste ano no Catar. Nessa pesquisa inédita “O Brasil e a Copa” respondemos como os torcedores brasileiros se sentiram durante os jogos do Brasil.
Há 20 anos sem voltar com o título de campeão do mundo para casa, fica a dúvida: a torcida brasileira ainda acredita que somos o país do futebol? Se não for para torcer pelo Brasil, quem merece a nossa paixão? Acompanhar a copa pela CazéTV caiu no gosto popular?
Para não ficar na dúvida, o IBPAD – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados – entrevistou 1.588 pessoas por meio da plataforma v-Ask, um painel de respondentes da ferramenta de social listening V-Tracker, nas primeiras 16h após o jogo do Brasil no dia 5 de dezembro (Brasil x Coreia do Sul). A amostra segue a representação de região, classe, gênero e idade da população brasileira
Confira abaixo como está a relação entre a torcida e a seleção brasileira:
- Expectativa e Torcida por outras seleções
- Recall de marca
- Globo vs Casimiro
Expectativa e Torcida por outras seleções
Segundo 96% dos brasileiros, o Brasil tem grandes chances de trazer o hexa.
Perguntamos aos torcedores “Na sua opinião, quais são as chances que o Brasil tem de ganhar a Copa do Mundo de 2022?” e 95,7% dos respondentes estão otimistas com a possível chegada do tão sonhado hexa.
As classes mais altas (A-B) estão mais confiantes em relação ao Brasil ter muita ou alguma chance de ganhar a Copa do Mundo de 2022. A região nordeste é a que apresenta maior otimismo, com 96,8%.
Sem clubismo, o brasileiro também torce para que outras seleções tenham a oportunidade de ganhar a Copa do Mundo
Ao questionar sobre uma segunda opção de vencedor, os entrevistados que poderiam marcar apenas mais uma seleção optaram entre Argentina, Portugal ou França.
O público feminino (22,4%) é fiel à seleção brasileira e majoritariamente respondeu que não estava torcendo para nenhum outro time, além do Brasil. Observando a idade, essa tendência é para que jovens – entre 18 e 24 – sejam mais leais a seleção. O maior apoio para a Argentina está na região Sul, onde 20,3% dos respondentes declararam a mesma como segunda opção.
Coca, Visa e Vivo são destaques no Recall Brasil e a Copa
A Copa também é um evento financeiro. Em 2022, foram milhões e milhões com captação de patrocinadores em escala mundial.
Perguntamos aos respondentes quais eram as marcas patrocinadoras mais lembradas durante a transmissão e nos jogos: o brand awareness foi conquistado pela Coca-Cola.
Entre as principais marcas, os torcedores entrevistados também citaram empresas não patrocinadoras da Copa. O contato com publicidade online ou comerciais durante e fora a transmissão dos jogos podem ter influenciado a lembrança.
Confira todas as marcas mencionadas:
Globo vs SporTV vs Cazé TV
A Globo é o canal “preferência nacional” para acompanhar a Copa, mas novos players estão surgindo entre os interesses do público.
Motivos para escolherem a Globo
Dos que mencionam preferir acompanhar pela Globo, 13,9% apontam ser uma tradição, seja ela por questões familiares (cresceu acompanhando a Copa pelo canal) ou superstição.
27,6% apontam que a narração é o diferencial da transmissão, além disso o narrador Galvão Bueno é mencionado por 16,6% do público. O fato do canal ser acessível foi mencionado por 13,5% dos entrevistados e a gratuidade por aproximadamente 8,9%.
Motivos para escolherem a SporTV
44,1% responderam que a qualidade da narração é um fator decisivo para escolher a SporTV como a emissora preferida para acompanhar os jogos da copa. Há menções ao Galvão Bueno (7%), sendo que todas apresentam um sentimento de “anti Galvão”, apontam que não gostam da forma como ele narra e conduz a transmissão dos jogos.
Motivos para escolherem a CazéTV
A narração interativa, dinâmica e irreverente dos comentaristas da CazéTV são alguns dos motivos que fazem 35,1% dos respondentes escolherem o canal.
Sendo a acessibilidade apontada por 28,4% como ponto-chave para conectividade e mobilidade.
Há ainda um movimento “anti Globo” mencionado por 10,8% do público que assiste à transmissão do Cazé.
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