Apesar de representarem importante fatia de consumo no Brasil e 54% da população do país, os afro-descendentes não se veem representados nas propagandas que assistem. Em estudo realizado em parceria com a Black Codes, perguntamos a consumidores negros “Qual propaganda você vê ou viu (TV, outdoor, internet etc) que fez com que você se identificasse?”. A resposta líder foi “Nenhuma”. Quase 13% dos respondentes não citou nenhuma marca ou meio.
A campanha e produtos Lacre Seu Make da AVON, lançada no final de 2016, marcou a parceria da empresa com a rapper Tássia Reis. Diversos respondentes citaram nominalmente as edições do catálogo AVON com ela e a rapper Karol Conka em respostas para a questão. Conka também foi co-citada junto a Adidas e Skol, que apóia projetos, festas e videoclipes da cantora há anos, aproveitando seu posicionamento para diversificar o branding.
A Dove se posiciona há anos com campanhas que buscam posicionar a marca nos movimentos de empoderamento estético de mulheres do mundo o todo, como o Retratos da Real Beleza.
Além das marcas citadas frequentemente também em outros quesitos na pesquisa, a franquia de salões Beleza Natural é vista como referência em termos de representatividade.
Faça o download do estudo completo ao lado! Para levantar mais dados sobre microssegmentos demográficos e comportamentais, entre em contato conosco!