Durante o dia 24 de maio o Senado realizará o seminário aberto ao público: O Legislativo e as mídias sociais — desafios e oportunidades de comunicação. Neste evento serão discutidos os mais variados assuntos relacionados ao impacto das mídias digitais no cenário político eleitoral, assim como a influência das redes sociais sobre o trabalho legislativo.
Acadêmicos e profissionais de referência na área vão falar sobre fake news, monitoramento em mídias digitais e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das mídias sociais.

Eleicao digital

Em pesquisa realizada em vários países pelo Instituto Reuters de Jornalismo para a Universidade de Oxford, aponta que as mídias sociais já são o segundo meio mais utilizado como fonte de informação dos brasileiros, depois da televisão. Mas, diferentemente dos meios tradicionais, o poder de disseminação dos conteúdos nas redes sociais é muito maior.
Junto a essa velocidade de difusão, a manipulação indevida de dados e a proliferação de notícias falsas têm sido consideradas uma ameaça à estabilidade política — fato admitido até mesmo por empresas como Facebook e Twitter, no contexto das eleições americanas mais recentes.
A repercussão e a complexidade desse fenômeno para o Brasil e para o cenário político são questões que o seminário tem o objetivo de debater em cinco painéis distribuídos entre manhã e tarde.
Max Stabile (Diretor do IBPAD) e Amaro Grassi (Fundação Getúlio Vargas), apresentarão o tema “De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento“, este painel irá debater sobre como é feito o monitoramento dessas mídias e as possíveis consequências do comportamento dos usuários para o sistema político.
Dentre os temas dos painéis, constam:

  • O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética“, pelos pesquisadores Marisa von Bülow (Universidade de Brasília) e Fabrício Benevenuto (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter e Instagram“, por Moisés Nazário, coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado, e Tarso Rocha, chefe do Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo do mesmo núcleo;
  • Mesa de Discussão sobre “Fake News“, com participação da Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, primeira de checagem de fatos no Brasil, e Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo;
  • Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos“, por Sivaldo Pereira, professor da Universidade de Brasília e especialista em regulação da comunicação digital, com Laura Tresca, da organização internacional Article 19, e o secretário-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Frazão do Amaral.

Lembrando que no dia 25, haverá um workshop sobre o uso de ferramentas para essas mídias. O objetivo é contribuir para a consciência ética e reflexão sobre a importância das mídias sociais, além da atualização do Parlamento frente às novas demandas de divulgação do trabalho legislativo.

O Seminário acontecerá no Auditório do Interlegis, localizado no Senado.
Período da manhã: 9h30 às 12h15 e no período da tarde: 14h às 18h, com intervalo para coffee break às 16h.
Apesar de se destinar principalmente a profissionais de mídia que fazem a cobertura política do Congresso, será aberto a quem quiser participar. Para se inscrever, basta acessar este link.