Dentre as grandes mudanças trazidas pelo marketing digital para as empresas, a evoluĂ§Ă£o na capacidade de mediĂ§Ă£o de resultado Ă© de grande relevĂ¢ncia. Agora, coletar dados de campanhas, plataformas digitais, redes sociais e quaisquer outras ações realizadas no ambiente virtual Ă© imprescindĂ­vel. Entretanto, saber configurar e utilizar as ferramentas de web analytics, garantir uma coleta correta dos dados, conhecĂª-los e entendĂª-los bem para poder utilizĂ¡-los a favor de melhorias nos resultados ainda sĂ£o desafios para muitos profissionais  que trabalham no ramo.
5582cdf1d150f8.39876085Nesse cenĂ¡rio, Ă© um diferencial para os profissionais de marketing digital, nas mais diversas Ă¡reas de atuaĂ§Ă£o do setor, ter conhecimentos bĂ¡sicos em web analytics. Afinal, a facilidade de obter e acessar os dados tornou a avaliaĂ§Ă£o dos resultados e a identificaĂ§Ă£o de ações de otimizaĂ§Ă£o afazeres diĂ¡rios: estamos em tempos de data-driven marketing. E sobre o quĂª podemos buscar nĂºmeros de resultados? Podemos obter informações sobre a interaĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios com as campanhas publicitĂ¡rias, com as ações promovidas nas redes sociais e nas plataformas digitais, como websites, aplicativos, landing pages.
Dentre as ferramentas disponĂ­veis no mercado, o Google Analytics Ă© a mais disseminada pelas empresas principalmente na versĂ£o gratuita. No GA vocĂª encontra relatĂ³rios padrões que tornam as informações bĂ¡sicas acessĂ­veis em poucos cliques. AlĂ©m disso, o GA oferece muitas funcionalidades de personalizaĂ§Ă£o de configurações e relatĂ³rios o que permitem Ă queles que as sabem utilizar um mergulho ainda mais profundo nos nĂºmeros: criar metas, eventos, categorias de canais de mĂ­dia, categorias para o conteĂºdo do site, cruzar diversos dados e mais.
SĂ³ que os nĂºmeros por si sĂ³ nĂ£o bastam. Imagina se os dados estĂ£o incoerentes e com falhas, influenciando a tomar uma decisĂ£o errada?  Por isso, conhecer o processo de coleta das informações, como a ferramenta as apresenta e saber checar se elas estĂ£o chegando de forma correta Ă  ferramenta oferece ao profissional uma base tĂ©cnica importante para poder aproveitar integralmente a ferramenta que tem disponĂ­vel nas mĂ£os.

Agora que aprendeu um pouco sobre mĂ©tricas, confira o que preparamos para vocĂª! Junto com a ESPM SP – Campus Tech, lançamos o curso presencial KPIs e MĂ©tricas de Digital e Social, para capacitar os profissionais a avaliar sucesso e desenvolver um plano de performance digital, desde a designaĂ§Ă£o de objetivos digitais acessĂ­veis Ă  seleĂ§Ă£o de mĂ©tricas adequadas para seu cĂ¡lculo. O pacote de cursos presenciais InteligĂªncia, Etnografia e MĂ©tricas Digitais tambĂ©m jĂ¡ estĂ¡ aberto para inscrições no site da ESPM, aproveite!