O novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociaisreúne 20 reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.

A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto, como do cientista político Márcio Cunha Carlomagno.

Pesquisas online: Um benefício ou malefício?

Em seu capítulo, Márcio ressalta que é crescente o número de pesquisas online realizada com a aplicação de questionários, especialmente – mas não exclusivamente – entre jovens investigadores, como mestrandos e doutorandos.

estudando cultura e comunicacao com midias sociais
57
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

O autor ainda pontua que a facilidade tecnológica, tanto para a criação destes questionários (ofertada gratuitamente por ferramentas como Google Forms), quanto para sua difusão, traz um potencial problema: pesquisas online problemáticas, seja por questionários mal formulados ou por desenhos de pesquisas online que não contemplam questões metodológicas das ferramentas.

Livrop carlomagno.png2

Deixando de lado pesquisas online rasas e entrando em uma introdução às questões metodológicas

Dessa forma, o seu objetivo é apresentar uma introdução aos principais tópicos sobre surveys online, suas limitações e técnicas de como proceder corretamente com sua aplicação.

Ainda detalha os principais aspectos a serem considerados ao optar-se por esta ferramenta, reunindo uma bibliografia diversa, principalmente para servir como entrada na área para jovens pesquisadores – público-alvo ao qual se destina.

Confira o texto completo no livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais!

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online