No dia 9 de outubro em parceria com o Ibmec, aconteceu em Brasília mais uma edição do Seminário IBPAD – Ciência de Dados e Relações Institucionais. Nesta edição, profissionais e pesquisadores abordaram como a sociedade civil, empresas e instituições estão utilizando a ampla oferta de dados na área de Relações Institucionais.
O IBPAD fez a transmissão ao vivo do evento e caso você tenha perdido, preparamos o resumo com os vídeos para você!
Do tradicional Perfil Parlamentar a uma plataforma interativa com Big Data - OCB
A primeira palestra foi ministrada pelos representantes da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) Fabíola da Silva Nader Motta, Gerente de Relações Institucionais e Eduardo Lima Queiroz , Analista de Relações Institucionais. O case abordou a transformação da tradicional publicação impressa do perfil parlamentar para uma plataforma interativa e robusta, desenvolvida em parceria com o IBPAD. A ferramenta possibilita gerenciar melhor o relacionamento com os parlamentares e entender os potenciais que o cooperativismo pode assumir.
A modernização do DOU - Imprensa Nacional
A palestra da Imprensa Nacional foi dividida em dois blocos, o primeiro, Symball Rufino, Coordenador de Editoração e Divulgação Eletrônica dos Jornais Oficiais-Coejo, contou sobre o processo de digitalização e modernização do Diário Oficial da União (DOU). O segundo momento foi conduzido por Humberto Silva, Especialista em Integração de Sistemas, que falou sobre a aguardada liberação da API do DOU, que impactará diretamente o mercado de Relações Institucionais (vídeo a partir 29:00).
Data Science e o Futuro de Relações Governamentais e Institucionais - IBPAD
Qual é o diferencial do profissional de Relações Institucionais uma vez que a tecnologia começou a substituir processos manuais de tratamento de dados? Com a nova realidade tecnológica, disponibilidade e regulamentação de dados, iniciativas próximas a Relações Institucionais e Governamentais têm surgido, ampliando as possibilidades de trabalho de inteligência e suporte aos profissionais da área. Jaqueline Buckstegge, Sócia-Diretora do IBPAD, trouxe reflexões sobre inovação e desafios da capacitação com qualidade para trabalhar dados em RIG, de forma a potencializar mais ainda o cotidiano do profissional, destacando potenciais de formação individual e novas lógicas de formação de equipe.
Galeria do evento
Dentre os participantes do evento estavam representantes do governo, como Ministérios da Saúde, Publico do Trabalho e Segurança Pública, representantes de grandes empresas como Ambev, Banco do Brasil, Banco Santander, Telefônica (Vivo), e de grandes empresas de consultoria política, como Patri Políticas Públicas, Prospectiva e Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria.
Inscreva-se no curso de Dados para Relações Governamentais (online).
Para descobrir ainda mais como essas distinções funcionam na prática, inscreva-se no novo curso de Dados para Relações Governamentais! Você vai aprender como operar ferramentas e a fazer análises que oferecem insights valiosos para sua atuação no mercado. As inscrições estão abertas neste link.
---Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:
Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online