É imprescindível para todo analista político profissional entender as diferenças e semelhanças de uma candidatura a um cargo eletivo em seus posicionamentos sobre questões políticas, econômicas e sociais.

Análise de discursos objetiva

Mas, como analisar de forma rápida e eficiente um grande volume de discursos, entrevistas e sabatinas e compreender as linhas de pensamento e estratégia de campanha de cada candidato(a)? Mais ainda, como fazer uma análise objetiva sobre o que de fato estão falando e estruturar uma leitura coerente sem ficar à mercê de eventuais vieses?

O uso de dados é fundamental para isso e é possível recorrer aos avanços tecnológicos para realização de análises de conteúdo textual de milhares de textos sem a necessidade de ler minuciosamente cada um. Para a sorte dos que precisam de resultados em tempo hábil, há softwares (e gratuitos) que são eficazes em indicar as diferenças e semelhanças e que ajudam a explorar e entender as diferentes estratégias de forma comparativa.

Quais são os assuntos falados pelos presidenciáveis

53
Pode dar aquela ajuda pro Ibpad?

Você trabalha com Política?

Obrigado!!!

Para evidenciar o potencial dessa possibilidade, analisamos os pré-candidatos à Presidência da República para as eleições de 2022 entre os dias 27 de março e 21 de julho.

Utilizamos uma ferramenta que identifica padrões no vocabulário utilizado, agrupando os termos que mais frequentemente aparecem juntos. Dessa forma, fica perceptível a formação dos assuntos falados e como associá-los a cada candidato.

Discursos Presidenciaveis Julho 2022

Parece uma nuvem de palavras, mas não é!

Esse tipo de visualização ajuda a descobrir quais assuntos estão sendo falados. Cada cor representa um assunto e os assuntos podem estar sendo falados pelas mesmas pessoas, quando estiverem próximos, ou por pessoas diferentes quando estiverem distantes.

Quem fala o quê?

Além dessa relação de termos, a ferramenta também permite identificar o posicionamento de cada presidenciável. A análise é simples: quanto mais próximo um candidato está, eles falam do mesmo assunto. Quanto mais distante, menos falam do mesmo assunto.

Lula aborda as coligações estaduais

Discursos Presidenciaveis Julho 2022 Lula

Parte das falas de Lula até agora estão relacionadas aos encaminhamentos e possibilidades de alianças políticas que possam integrar seu projeto de governo, como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), que é seu parceiro de chapa pelo cargo de vice-presidente, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que irá disputar pelo governo do Rio de Janeiro, o deputado distrital Leandro Grass (PV), pelo governo do Distrito Federal, além de outros nomes. Há também referências às cidades e estados onde Lula discursou nos últimos meses, com o ex-presidente pontuando a importância de suas gestões para, em especial, o povo nordestino.

Esperança e coração

Apesar de Lula trazer em seus discursos críticas ao governo federal, a nuvem de palavras destaca termos com sentido mais positivo, como ‘esperança’ e ‘coração’, o que evidencia os esforços do presidenciável em associar sua imagem à possibilidade de solução da crise atual.

Bolsonaro no desafio dos combustíveis e Petrobras

Bolsonaro está presente no grupo verde, com menções a atual crise econômica, a alta da inflação, em especial combustíveis, gás de cozinha, energia e itens da cesta básica. Dentro deste espectro, o presidente expõe os esforços de seu governo para reduzir esse efeito na renda familiar dos brasileiros por meio das iniciativas de redução de impostos federais e estaduais.

Discursos Presidenciaveis Julho 2022 Bolsonaro

Ciro Gomes, Simone Tebet e Vera Lúcia próximos

Por outro lado, o último grupo, o azul, reúne três pré-candidatos também associados à terceira via nas eleições pelo executivo federal. Aqui estão Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), e ao contrário dos dois anteriores, o discurso destes é mais focado em apresentar propostas para os desafios que afetam o país.

Emprego e Renda é destaque

Eles destacam argumentos no campo econômico com predominância dos temas de emprego e renda, mencionam também soluções para áreas do setor produtivo industrial, financeiro e agropecuário. Também apresentam ideias para educação e saúde, com menções ao impacto da pandemia na vida dos brasileiros.

Janones e Pablo Marçal criticam a polarização

No grupo laranja, aparece em destaque o pré-candidato pelo partido Avante, André Janones, e o do PROS, Pablo Marçal. Os termos mais recorrentes apresentam a crítica a polarização política no Brasil, com os nomes de Lula e Bolsonaro em destaque.

Uma análise rápida com potencial estratégico

Nesta rápida análise mostramos como é possível compreender aspectos estratégicos de conteúdos extensos em termos estatísticos. Aplicações como essa podem ser adaptadas para diversas formas de conteúdos e assuntos, permitindo análises consistentes que combinam resultados de dados quantitativos com avaliações qualitativas.

Quer aprender?

Aqui no Ibpad nós ensinamos a fazer análises como essas em nosso curso de Técnicas para Análise de Textos. Agora se você quer saber onde e quando aplicar, nosso curso de Dados para Relações Governamentais é a dica!

Nossos dados e como fizemos

A coleta foi feita a partir do banco de dados do site escriba.aosfatos.org, ferramenta para transcrição de áudios em português que pertence ao portal Aos Fatos. Para a realização deste artigo, utilizou-se quase 30 discursos dos últimos quatro meses e a ferramenta de análise Iramuteq, um software de análise textual gratuito que funciona como uma interface para as linguagens de programação, R e Python, e auxilia no processamento de dados para pesquisa qualitativa de textos.

---
Para quem quer se aprofundar mais no uso de dados na política, o Ibpad lançou uma Formação completa com quatro cursos incríveis, confira:

Dados & Mapas – Identifique regiões de eleitores leais utilizando bases geolocalizadas
Pesquisas Eleitorais – Para tomar decisões corretas utilizando pesquisas de opinião
Pesquisa Qualitativa – Para entender como os eleitores pensam utilizando grupos focais
Inteligência de Dados em Mídias Sociais – Para quem quer ser relevante nas redes monitorando e analisando dados online