A internet exige que as marcas desenvolvam um novo modo de se relacionar com seus clientes. E construir personas a partir do conhecimento em arquétipos permite entender os sonhos, medos e aspirações para criar uma relação mais próxima a realidade das pessoas. Para ajudar o novo profissional de comunicação que precisa se ajustar a essa realidade, o IBPAD lançou recentemente o curso Arquétipos e Personas na Comunicação, com o objetivo de ensinar os princípios básicos de arquétipos e mitos, o conceito de setênios na construção das personas e suas aplicações com ênfase nas mídias sociais. De acordo com a professora Michelle Franklin:
“Há muito tempo o consumo deixou de ser pautado apenas na necessidade. Estamos cada vez mais exigentes e em busca de empresas que estejam alinhadas aos nossos valores: o consumidor já não é mais passivo, agora ele quer ser ouvido. A comunicação com o cliente mudou e para acompanhar essas transformações as empresas precisam conhecer muito bem seus clientes. Definir as pessoas apenas em publico-alvo já não é mais o bastante, é preciso agora destinar sua comunicação para as Buyer Personas.”
A primeira edição presencial do curso aconteceu em São Paulo no dia 10 de outubro, em que recebemos alunos de diversas áreas de atuação. Durante as aulas foram apresentadas as fases psicológicas do crescimento humano, as características das gerações (x, y e z), o poder do mito desenvolvido por Joseph Campbel, dentre outros conceitos fundamentais. Com exercícios de fixação, os alunos construíram personas com base nas funcionalidades simbólicas que os arquétipos representam.