Amados por uns e odiados por outros, Ă© inegĂ¡vel que Jair Bolsonaro e Lula tĂªm uma massa fiel de seguidores. Nas mĂ­dias sociais, mais especificamente no Instagram, a popularidade de ambos Ă© refletida (tambĂ©m) nos resultados de engajamento que eles apresentam – sĂ£o milhares de curtidas e comentĂ¡rios realizados diariamente em seus perfis na plataforma.
Jair Bolsonaro Ă© o Ăºnico prĂ©-candidato Ă  PresidĂªncia que acumula mais de 1 milhĂ£o de seguidores no Instagram, muito a frente de alguns dos seus possĂ­veis oponentes – nessa disputa, Lula seria o segundo, com mais de 250 mil seguidores, enquanto Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estĂ£o na casa dos 90-110 mil. O governador de SĂ£o Paulo, entretanto, Ă© quem mais publica: foram mais de 500 posts nos primeiros cinco meses de 2018.
Imagem1
A liderança de Bolsonaro e Lula nos resultados de engajamento era esperada devido aos seus elevados nĂ­veis de popularidade (tambĂ©m) refletidos em seguidores, entĂ£o quem realmente se destaca com um Ă³timo desempenho perante um cenĂ¡rio mais inĂ³spito Ă© Ciro Gomes, com poucas publicações, poucos seguidores e um Ă³timo retorno do pĂºblico. Essas e outras descobertas vocĂª confere no novo estudo do IBPAD, “EM BUSCA DO MELHOR Ă‚NGULO: a imagem dos presidenciĂ¡veis no Instagram – uma anĂ¡lise quanti-qualitativa com inteligĂªncia artificial”.
Neste estudo de caso, analisamos todas as imagens e vĂ­deos publicadas em 2018 nos perfis do Instagram de cinco prĂ©-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Tendo em mente o Instagram como plataforma visual, focamos nosso olhar ao aparato imagĂ©tico de cada prĂ©-candidato. Com o auxĂ­lio de tĂ©cnicas de inteligĂªncia artificial, buscamos identificar as principais linhas editorais dos presidenciĂ¡veis, quais e quem possuem melhores resultados e como se apresentam quanto a formatos e temĂ¡ticas.
Preencha o formulĂ¡rio abaixo e receba o estudo na Ă­ntegra:

Faça download do material

* campo obrigatĂ³rio