Amados por uns e odiados por outros, é inegável que Jair Bolsonaro e Lula têm uma massa fiel de seguidores. Nas mídias sociais, mais especificamente no Instagram, a popularidade de ambos é refletida (também) nos resultados de engajamento que eles apresentam – são milhares de curtidas e comentários realizados diariamente em seus perfis na plataforma.
Jair Bolsonaro é o único pré-candidato à Presidência que acumula mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, muito a frente de alguns dos seus possíveis oponentes – nessa disputa, Lula seria o segundo, com mais de 250 mil seguidores, enquanto Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão na casa dos 90-110 mil. O governador de São Paulo, entretanto, é quem mais publica: foram mais de 500 posts nos primeiros cinco meses de 2018.
Imagem1
A liderança de Bolsonaro e Lula nos resultados de engajamento era esperada devido aos seus elevados níveis de popularidade (também) refletidos em seguidores, então quem realmente se destaca com um ótimo desempenho perante um cenário mais inóspito é Ciro Gomes, com poucas publicações, poucos seguidores e um ótimo retorno do público. Essas e outras descobertas você confere no novo estudo do IBPAD, “EM BUSCA DO MELHOR ÂNGULO: a imagem dos presidenciáveis no Instagram – uma análise quanti-qualitativa com inteligência artificial”.
Neste estudo de caso, analisamos todas as imagens e vídeos publicadas em 2018 nos perfis do Instagram de cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Tendo em mente o Instagram como plataforma visual, focamos nosso olhar ao aparato imagético de cada pré-candidato. Com o auxílio de técnicas de inteligência artificial, buscamos identificar as principais linhas editorais dos presidenciáveis, quais e quem possuem melhores resultados e como se apresentam quanto a formatos e temáticas.
Preencha o formulário abaixo e receba o estudo na íntegra:

Faça download do material

* campo obrigatório