Se você ainda não sabe quais as principais características de sua audiência ou só tem acesso a informações de ordem demográfica, é bom saber que existem ferramentas para você tirar insights sobre seu público e o ramo de negócio em que atua. O Find My Audience, ferramenta que apresentamos neste post, pode se tornar um ótimo aliado na hora de você contratar algum influenciador para sua campanha ou estratégia de comunicação.
Toda e qualquer ação de comunicação, para ser efetiva e alcançar bons resultados, precisa de insumos para que a tomada de decisão seja acertada. Do mesmo modo, ter acesso a informações sobre como as pessoas se comportam ou pesquisam também pode ser útil para repensar quais táticas podem ser incorporadas para atingir seu público da melhor forma. A ferramenta que pretendemos apresentar a seguir é uma das poucas gratuitas disponíveis no mercado. Apesar de limitada em funcionalidades se comparada às pagas, você pode encontrar nela informações úteis para descobrir creators e influenciadores.

O que é o Find My Audience?
O Find My Audience é uma ferramenta gratuita de informações sobre públicos do YouTube. Os dados disponíveis no site podem te ajudar a tirar insights valiosos sobre os consumidores que utilizam a plataforma de vídeos do Google. É importante ressaltar que as informações fornecidas pelo Find My Audience são do próprio YouTube e dos demais serviços do Google, ou seja, partem exclusivamente dos sistemas de coleta dos dados dos usuários deixados nos sistemas da empresa.
Para além da busca de informações e exibição em tela, você também pode baixar um perfil de público do YouTube com informações relevantes para o negócio, time ou clientes.
Como ele funciona?

O Find My Audience utiliza informações e históricos de navegação dos usuários de toda a rede do YouTube para entender padrões de comportamento e interesse comuns dos públicos que estão no mercado buscando ativamente comprar produtos e serviços como os seus e também aqueles público-alvo de afinidade, que tem interesse e hábitos próximos ao que a sua empresa oferece.
A ferramenta funciona a partir de 14 grandes categorias de mercado: acessórios e instrumentos musicais; aparelhos eletrônicos para consumidores; automóveis e veículos; beleza e higiene pessoal; casa e jardim; computadores e periféricos, condicionamento físico e esportes, culinária, emprego, ensino, imobiliárias; ingresso para eventos; materiais para arte e artesanato; mídia e entretenimento; presentes e ocasiões; produtos industriais e empresariais; produtos para bebês e crianças; serviços comerciais; software; telecomunicações; vestuários e acessórios; e viagens.
Após a seleção do tipo de público que você está interessado em descobrir e da grande categoria do negócio, é possível montar uma lista de públicos para o seu perfil e receber por e-mail as principais informações em um pequeno relatório.

Como usar: passo a passo

  1. Selecione o tipo de público-alvo que deseja buscar. A primeira opção (Público-alvo no mercado) irá se deter às pessoas que estão pesquisando ou pensando seriamente em comprar produtos e serviços como os oferecidos pela sua empresa. Já a segunda categoria realiza uma busca por públicos-alvo que têm interesses próximos ao que sua empresa ou marca oferece, sendo possível concebê-los como públicos em potencial.image 12
  2.  Selecione quais públicos-alvo você mais se identifica. Após clicar em “Começar agora”, o Find My Audience vai retornar os resultados de públicos com base nos dados do YouTube. Nesse exemplo, buscamos por “Públicos-alvo no mercado” na categoria “Beleza e higiene pessoal”. image 13
  3. Adicione os públicos que você achar correspondentes ao seu negócio. Você pode incluir até cinco públicos-alvo no seu perfil antes de pedir para enviar o relatório para o seu e-mail. Porém, na mesma tela, ao clicar em “Ver detalhes”, é possível obter um preview dos canais que as pessoas assistem, os produtos que as pessoas mais compram na categoria e as subcategorias que você pode utilizar quando for configurar alguma campanha no YouTube ou Google. image 15image 16
  4. Adicione os públicos-alvo no seu perfil. Para adicionar os públicos da seleção, basta clicar no botão suspenso “Adicionar ao meu perfil”. Após adicionar cinco públicos-alvo, você poderá solicitar o envio de um breve relatório sobre todas as seleções para o seu e-mail. O relatório poderá ser compartilhado com seu time e também com seus clientes, de modo que sirva como insumo inicial para traçar estratégias, buscar saber mais sobre os influenciadores mais assistidos e elaborar um planejamento mais detalhado.

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